A Northvolt estará em negociações com fabricantes chineses de baterias, incluindo a CATL, com vista a um possível bateria, que permita encontrar uma solução para a crise que afeta a empresa sueca de baterias para veículos elétricos.

Segundo avança a “Bloomberg” que cita um jornal sueco, as negociações entre as duas empresas arrastam-se desde o verão, mas a grave situação economia da Northvolt, que na semana passada entrou com um pedido de proteção contra falência nos EUA, poderá ter precipitado a urgência em encontrar um parceiro asiático para a empresa sueca.

Recorde-se que a chinesa CATL detém atualmente uma participação de mercado de quase 40% das vendas globais de baterias para veículos elétricos.

Lançada em 2015 por antigos executivos da Tesla, a Northvolt abriu uma fábrica no norte da Suécia com o objetivo de construir baterias de última geração para veículos elétricos usando energia limpa.

No entanto, a quebra na procura dse veículos elétricos, os altos custos de produção e a feroz concorrência chinesa, tornaram a produção de baterias um desafio para as empresas ocidentais.

Segundo a “Bloomberg”, a CATL vê potencial de crescimento no mercado europeu de veículos elétricos e está em negociações para estabelecer operações de reciclagem de baterias na região.

Desta forma, uma parceria com a Northvolt pode vir a reforçar a posição da CATL na Europa, numa altura em que a marca chinesa se prepara para arrancar com a produção na Hungria.