A ANTEVISÃO: POLE POSITION PARA GEORGE RUSSELL, COM GASLY A SURPREENDER E VERSTAPPEN A SAIR À FRENTE DE NORRIS

Os treinos livres tinham aberto o apetite para uma qualificação que podia cair para qualquer uma de quatro equipas. No final, foi a Mercedes a confirmar o ritmo de qualificação que já tinham demonstrado, com George Russell a conseguir a pole position para o Grande Prémio de Las Vegas.

O britânico tinha a pole provisória após as primeiras voltas da Q3 e cruzou a linha de meta a muito pouco tempo da bandeira de xadrez para iniciar a sua última volta. No final, Russell rodou em 1:32.312 minutos, batendo o Ferrari de Carlos Sainz por 0.098 segundos, com o espanhol a ser o único que ficou realmente perto de roubar a pole position à Mercedes.

Numa qualificação que podia cair para sete pilotos, não se imaginava que o terceiro classificado fosse um piloto da Alpine. Mas foi exatamente isso que aconteceu, com Pierre Gasly, vindo do seu terceiro lugar na corrida de Interlagos, a repetir a performance na qualificação na Sin City, terminando a 0.352 segundos de Russell. Charles Leclerc coloca o segundo Ferrari no quarto lugar, a quase quatro décimas do colega de equipa, mas ainda assim numa posição interessante para domingo (sábado à noite em Las Vegas).

A seguir, vêm os dois candidatos ao título. Max Verstappen, contra algumas expetativas, conseguiu bater Lando Norris em qualificação, depois de a Red Bull ter apresentado algumas dificuldades em treinos livres. A distância entre os dois ainda foi de mais de duas décimas, embora só estejam separados por uma posição. Mas, como basta a Verstappen não perder mais do que três pontos para Norris na corrida para se sagrar campeão, as coisas estão favoráveis ao neerlandês.

Yuki Tsunoda também conseguiu um bom sétimo lugar, à frente do outro McLaren de Oscar Piastri. Nico Hulkenberg vai sair do nono lugar, por diante de Lewis Hamilton, que foi a grande desilusão da Q3. Com o colega de equipa na pole, esperava-se que Hamilton tivesse ritmo para lutar por esses lugares, mas erros em ambas as voltas fizeram com que nem conseguisse fazer uma volta representativa no último segmento de qualificação.

Mais atrás, destaque para um fortíssimo acidente de Franco Colapinto na Q2, mais um grande acidente para a conta da Williams este ano, que deixa até em dúvida a participação do argentino na corrida (não pelo estado físico do piloto, mas pelo estado do carro). Colapinto vai sair atrás de Esteban Ocon, Kevin Magnussen e Zhou Guanyu (boa qualificação dentro das limitações do seu Sauber) e à frente de Liam Lawson.

Pela Q1 ficou Sergio Pérez, mais uma vez a demonstrar muito mais dificuldades com o seu Red Bull num fim de semana em que Max Verstappen consegue competir muito mais acima. Fernando Alonso também ficará desapontado com o 17.º lugar, tendo apanhado uma bandeira amarela numa altura crítica, saindo à frente de Alex Albon, Valtteri Bottas (que sai de último por via de uma penalização de cinco lugares por troca de componentes no carro) e Lance Stroll, que só fez uma volta rápida no final da Q1 depois de uma avaria nos instantes finais da Q3.

Muitos motivos de interesse para a corrida de domingo, desde logo na questão do título, com Verstappen e Norris a saírem lado a lado na terceira linha. Em relação ao resto, a Ferrari parecia ter vantagem nas simulações de ritmo de corrida na FP2, mas Russell sai da posição mais privilegiada.

EQUIPA A TER EM CONTA

Ferrari – Como acabei de referir, a Ferrari foi a equipa que apresentou melhor ritmo de corrida nos treinos livres e tem os seus pilotos a saírem de segundo e de quarto. Com a luta pelo título de construtores também em aberto, a escuderia italiana tem aqui a hipótese de ganhar alguns pontos à McLaren.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Pierre Gasly (Alpine) – O francês foi a grande surpresa positiva da sessão de qualificação, e, embora não se espera que o Alpine tenha armas para lutar com Mercedes, Ferrari, Red Bull e McLaren, Gasly ainda pode dar mais alguns pontos valiosos à sua equipa, depois do brilharete coletivo em São Paulo.