O mundo da NASCAR voltou a explodir em debate sobre o desempenho dos carros Next-Gen em pistas curtas, particularmente após a corrida sem emoção no playoff de Bristol da semana passada. As esperanças eram altas após uma temporada regular promissora, mas com apenas oito mudanças de liderança e o vencedor a liderar impressionantes 462 voltas, os fãs ficaram desapontados, pedindo mudanças significativas no carro Next-Gen.

Kyle Larson, o campeão da NASCAR Cup de 2021, tem sido vocal sobre as críticas em curso, defendendo particularmente o desporto dos detratores que exigem mudanças drásticas. Falando no podcast Dale Jr. Download Reloaded, Larson destacou as complexidades da questão, enfatizando que aqueles que pedem alterações significativas muitas vezes ignoram as realidades financeiras enfrentadas pelos proprietários das equipas.

“Não sei porque, bem, por um lado, não sou proprietário de carro, por isso não lido com … Acho que é fácil para nós estarmos aqui a dizer, ‘Bem, os pneus podem não ser a maior coisa que vai mudar a corrida, por isso precisamos de começar a mudar coisas nos carros, retirando aerodinâmica, escondendo aerodinâmica ou fazendo isto ou fazendo aquilo.’”

Larson apontou que os proprietários das equipas já estão a enfrentar custos significativos devido à introdução dos carros Next-Gen. Os novos carros foram concebidos para reduzir custos e nivelar o campo de jogo, mas fazer mudanças drásticas agora comprometeria esse objetivo, impondo uma pressão financeira adicional sobre as equipas.

“Acho que os donos das equipas não querem mudar os carros porque isso vai custar-lhes muito dinheiro, por isso não sei, acho que é apenas uma situação complicada neste momento.”

A recente corrida de Bristol foi mal recebida pelos fãs, obtendo baixas audiências e críticas nas redes sociais. Frustrado com a reação negativa, Larson recorreu ao X (anteriormente Twitter) para expressar o seu descontentamento, argumentando que as opiniões dos fãs podem ser volúveis, muitas vezes influenciadas por eventos dramáticos de última hora em vez da qualidade geral da corrida.

“Acho que disse isso porque já fiz parte de algumas corridas que não foram muito emocionantes, onde alguém pode liderar muitas voltas, sem muitas ultrapassagens, e depois temos uma bandeira amarela no final e temos uma ou duas finais em tempo extra e depois olho para a sondagem no dia seguinte e é como, ‘A melhor corrida do ano.’ Foi isso que quis dizer sobre Bristol…”

A frustração de Larson destaca um problema mais profundo dentro da NASCAR: a luta para equilibrar as expectativas dos fãs com as realidades financeiras do desporto. Vitórias limpas e dominantes muitas vezes não recebem a apreciação que merecem, ofuscadas pelo desejo dos fãs por caos e imprevisibilidade.

Em última análise, a defesa de Larson do carro Next-Gen serve como um lembrete de que mudanças drásticas nem sempre são a solução. O desporto está preso entre preservar a integridade das corridas e gerir a economia da propriedade das equipas, e encontrar o equilíbrio certo será crucial para o futuro da NASCAR.