Num desenvolvimento surpreendente, a Alfa Romeo pode não se tornar totalmente elétrica até 2027, como prometido anteriormente. Jean-Philippe Imparato, o CEO em saída da icónica marca italiana, lançou uma bomba durante o Salão Automóvel de Paris, sugerindo que os motores de combustão interna (ICE) poderiam fazer parte da futura gama da Alfa por mais tempo do que o esperado.

Em agosto de 2021, a Stellantis, empresa-mãe da Alfa, anunciou audaciosamente que a Alfa Romeo mudaria completamente para veículos elétricos (EVs) em mercados-chave como a Europa, América do Norte e China até 2027. No entanto, os comentários recentes de Imparato apontam para uma estratégia mais flexível, especialmente com Santo Ficili prestes a assumir o cargo de CEO.

De acordo com Imparato, Ficili tem a liberdade de adaptar a abordagem da Alfa dependendo das condições do mercado. Em particular, as próximas versões totalmente elétricas do Stelvio SUV e do Giulia sedan podem não ser as únicas opções para os compradores. Se as vendas de EV não atingirem as expectativas, a Alfa poderá continuar a oferecer versões a gasolina destes modelos, graças à versátil plataforma STLA Large.

Esta plataforma, que servirá de base para a próxima geração do Stelvio (prevista para 2025) e do Giulia (esperado para 2026), é projetada principalmente para veículos elétricos, mas também pode acomodar motores de combustão interna. Já está a ser utilizada pela Dodge para o novo Charger, que oferece um potente motor de seis cilindros em linha com biturbo de 3.0 litros, com até 550 cavalos de potência. A flexibilidade desta plataforma significa que a Alfa Romeo pode facilmente alternar entre modelos elétricos e a gasolina, dependendo da procura do mercado.

A transição da Alfa para a plataforma STLA Large marca o fim da plataforma Giorgio, que foi utilizada exclusivamente para o atual Stelvio e Giulia, juntamente com alguns modelos da Maserati, como o Grecale e o GranTurismo. Ao adotar a STLA Large, a Alfa Romeo está a alinhar-se com outras marcas da Stellantis como Dodge, Chrysler e Maserati, todas as quais produzirão futuros modelos utilizando as mesmas bases.

Mas a possibilidade de continuar com modelos a gasolina pode indicar uma tendência mais ampla na indústria automóvel. A sugestão de Imparato de que os motores de combustão interna (ICE) poderiam permanecer na gama da Alfa reflete um sentimento crescente entre os fabricantes de automóveis de que a transição para veículos elétricos (EVs) pode não ser tão rápida ou fluida como inicialmente previsto. Quase todos os grandes fabricantes de automóveis que prometeram mudar para veículos totalmente elétricos até 2030 ajustaram recentemente os seus cronogramas, em grande parte devido à lenta adoção pelos consumidores, desafios na cadeia de abastecimento e pressões políticas.

Na verdade, há uma pressão crescente sobre a União Europeia para adiar a proibição prevista para 2035 da venda de novos veículos a gasolina. Se a Alfa Romeo mantiver modelos a gasolina, juntará uma lista crescente de fabricantes de automóveis que estão a reduzir as suas ambiciosas metas de EV.

À medida que a Alfa Romeo olha para o futuro, não é apenas o futuro do Stelvio e Giulia que está em consideração. Imparato também confirmou que um SUV maior está previsto para ser lançado em 2027, destinado principalmente ao mercado norte-americano. Tal como o Stelvio e Giulia, este modelo emblemático irá assentar na plataforma STLA Large, o que significa que opções a gasolina poderiam estar em cima da mesa.

Se a Alfa continuar por este caminho, poderá marcar uma mudança significativa na estratégia da empresa—uma que equilibre a necessidade de inovação no espaço elétrico com a contínua demanda por motores a gasolina potentes e orientados para o desempenho que fazem parte do DNA da marca há décadas.

Por agora, a revolução dos veículos elétricos da Alfa Romeo pode estar em pausa, mas o célebre construtor automóvel italiano não está a descartar o rugido dos motores de combustão tão cedo.