A General Motors (GM) e a Ford Motor Company estão prestes a enfrentar um público exigente quando reportarem os seus resultados do terceiro trimestre de 2024, com os investidores ansiosos para ver se as tradicionais vacas leiteiras de Detroit—camiões e SUVs a gasolina—mantêm ainda um forte poder de fixação de preços, e se as perdas das suas iniciativas em veículos elétricos (VE) estão finalmente a diminuir.
Enquanto a GM se prepara para anunciar os seus lucros a 22 de outubro, e a Ford a seguir a 28 de outubro, ambas as montadoras estão a lidar com desafios significativos no espaço dos VE, enquanto navegam num mercado turbulento para os seus automóveis a gasolina, que são a sua base de receitas. Wall Street continua cética, especialmente dado as pressões económicas mais amplas e as altas taxas de juro que podem desincentivar a procura dos consumidores por itens de grande valor, como veículos.
A Confiança da GM vs. as Dificuldades da Ford
A CEO da GM, Mary Barra, tem-se mostrado otimista, afirmando recentemente que as margens de lucro dos seus veículos tradicionais a gasolina ainda não atingiram o pico. Ela também enfatizou que as vendas de VE estão finalmente a começar a aumentar após anos de pesados investimentos. As ações da GM refletem este otimismo, subindo mais de 30% este ano, graças a duas revisões em alta da sua previsão de lucro anual, apoiadas por robustas vendas de camiões e SUVs a gasolina.
Em contraste marcante, a Ford tem enfrentado problemas de qualidade e perdas crescentes em veículos elétricos, resultando numa queda de 8% no preço das suas ações este ano. Analistas do Deutsche Bank alertaram que a Ford pode não cumprir as expectativas para o terceiro trimestre, particularmente à medida que a empresa luta contra o aumento do inventário—um sinal de que o seu poder de fixação de preços pode estar a desvanecer-se. A Ford também tem lidado com uma perda de mil milhões de dólares na sua divisão de veículos elétricos, o que diminui ainda mais a confiança dos investidores.
Um Mercado em Mudança para Veículos a Gasolina
Durante anos, os fabricantes de automóveis desfrutaram da capacidade de impor preços premium para os seus camiões e SUVs a gasolina. Mas com as taxas de juro em máximos de várias décadas e preocupações sobre a economia em geral, Wall Street está a questionar se os consumidores continuarão a pagar preços elevados por estes veículos.
Dados recentes sugerem que o poder de fixação de preços para veículos tradicionais pode estar a atingir o seu limite. De acordo com um relatório da Cox Automotive, o preço médio de listagem para um veículo novo subiu apenas 2% de mês para mês em Outubro, para $47,823, o que representa um mero aumento de 1% em comparação com o mesmo período do ano passado. A desaceleração do crescimento dos preços sugere que os fabricantes de automóveis podem ter atingido um teto em termos de quanto podem cobrar aos clientes sem ver uma queda significativa na demanda.
As Apostas em Veículos Elétricos Permanecem uma Incógnita
Tanto a GM como a Ford fizeram apostas ousadas em veículos elétricos (EVs), mas ainda estão à espera que esses investimentos dêem frutos. A GM mostrou alguns sinais iniciais de progresso, com Barra confiante na sua aceleração de EVs. No entanto, os esforços da Ford em EV têm sido um fardo para a rentabilidade, com perdas crescentes enquanto tentam alcançar rivais como a Tesla e expandir a sua gama de veículos elétricos.
Os analistas do Deutsche Bank permanecem cautelosos, destacando que as incertezas em torno das estratégias de EV, penetração no mercado e rentabilidade podem continuar a pesar sobre ambas as fabricantes de automóveis no futuro previsível.
Poder de Preço em um Cruzamento
A verdadeira questão para a GM e a Ford é se os seus veículos a gasolina conseguem continuar a ser vendidos a preços premium num mercado cada vez mais definido pela incerteza económica e consumidores cautelosos. As fabricantes de automóveis estão a começar a baixar os preços em alguns modelos à medida que os compradores se afastam de compras pesadas, uma clara mudança em relação ao poder de preço que tinham há apenas alguns anos, quando problemas na cadeia de abastecimento mantinham os estoques baixos e a demanda alta.
“As preocupações sobre preços máximos, bem como as incertezas em torno das estratégias e penetração de EV, servem como obstáculos a médio e longo prazo,” notou a Deutsche Bank Research.
À medida que a GM e a Ford se preparam para reportar os seus resultados, devem convencer os investidores de que os seus veículos a gasolina podem manter a sua rentabilidade, enquanto mostram progresso real na frente dos EVs para garantir que não ficam para trás na transformação contínua da indústria.