As dificuldades da Stellantis vão além dos EUA, uma vez que o gigante automóvel enfrenta um panorama difícil na Europa. O desempenho da empresa na região reflete os seus desafios do outro lado do Atlântico, com entregas a caírem acentuadamente 17% no terceiro trimestre de 2023. Numa nova demonstração da diminuição da procura, a Stellantis vai suspender a produção do envelhecido Fiat Panda durante vários dias no próximo mês na sua fábrica de Pomigliano d’Arco, em Itália.

A razão? De forma simples, o Panda não está a vender como costumava. De acordo com um relatório da agência de notícias italiana Ansa, a Stellantis informou os sindicatos que a pausa na produção é necessária para “adaptar a produção às condições atuais do mercado e garantir uma gestão eficiente dos recursos.” Com o Panda a ter dificuldades em atrair compradores, a Stellantis está a fazer movimentos estratégicos para ajustar a sua produção em conformidade.

O Fiat Panda, agora na sua terceira geração, tem sido um pilar do mercado automóvel europeu desde 2011. Apesar da sua idade, espera-se que o Panda permaneça à venda até 2027, coexistindo com o mais moderno Grande Panda, que vem equipado com motores elétricos e mild-hybrid. No entanto, a sua longa permanência pode não ser suficiente para afastar a crescente concorrência de modelos mais novos no segmento dos carros citadinos.

Para agravar os problemas da empresa, a Stellantis também fechou temporariamente as suas fábricas de motores em Termoli e Pratola Serra, em Itália, durante alguns dias em novembro. Estas interrupções ocorrem após uma pausa na produção do Fiat 500 elétrico, outro carro citadino afetado pela fraca procura. Inicialmente planeada como uma paragem de quatro semanas, a produção do 500 elétrico na fábrica de Mirafiori foi prolongada até 1 de novembro.

Curiosamente, enquanto o Fiat 500 está atualmente disponível apenas como veículo elétrico, a Stellantis tem planos de introduzir uma variante com motor a gasolina como parte de um sistema híbrido no início de 2026. Esta medida reflete a estratégia mais ampla da empresa para navegar num mercado em evolução, onde a procura por veículos elétricos puros diminuiu após um aumento inicial.

A Stellantis, uma empresa formada pela fusão da Fiat Chrysler e do PSA Group, está a enfrentar um “caminho desafiante” na Europa, segundo uma declaração recente. A empresa reconheceu que decisões difíceis estão à frente enquanto procura manter operações na Itália. No entanto, sem soluções fáceis à vista, o futuro da Stellantis na região permanece incerto.

As pausas na produção e a queda nas vendas sublinham as condições difíceis que a Stellantis está a enfrentar na Europa enquanto tenta equilibrar a produção, a procura e a transição mais ampla para a eletrificação.