No mais recente sinal de que os fabricantes de automóveis estão a repensar os seus cronogramas para veículos elétricos (VE), a Toyota adiou a data de início da produção de VE nos EUA de 2025 para meados de 2026. Esta mudança reflete os atrasos observados em toda a indústria, com fabricantes como Bentley, Ford, Mercedes-Benz e Volvo também a abrandar as suas ambições de eletrificação à medida que o entusiasmo do mercado por VE diminui.

A Toyota, que anteriormente estava otimista quanto ao aumento dos seus planos para VE, agora vê-se a recalibrar-se em resposta às tendências da indústria e às condições do mercado. “Continuamos focados na nossa meta global de [veículos elétricos a bateria] de 1,5 milhões de veículos até 2026,” disse o porta-voz da Toyota, Scott Vazin, em declarações à BBC. Apesar do atraso, o fabricante mantém o compromisso de produzir entre cinco e sete veículos elétricos a bateria (VEB) nos EUA nos próximos anos.

A empresa fez investimentos significativos na produção de VE nos EUA. A Toyota destinou 1,3 mil milhões de dólares para a sua fábrica de montagem em Georgetown, Kentucky, onde planeia produzir um SUV elétrico de três filas. O fabricante também investiu mais 1,3 mil milhões de dólares na Carolina do Norte para a produção de baterias de iões de lítio e 1,4 mil milhões de dólares na sua instalação em Princeton, Indiana, para a produção de VE. Embora o SUV de três filas continue a fazer parte da linha de produtos de VE da Toyota, a sua produção foi simplesmente adiada devido a uma combinação de fatores de mercado e atualizações de design, às quais os fornecedores agora têm de se adaptar.

Notavelmente, a marca de luxo da Toyota, Lexus, também revisou os seus planos. Um Lexus elétrico de três filas, inicialmente previsto para produção nos EUA até 2030, será agora provavelmente fabricado no Japão e importado para o mercado americano, sinalizando uma mudança mais ampla na estratégia de produção da Toyota.

À medida que o mercado de veículos elétricos enfrenta crescentes dificuldades, com uma adoção por parte dos consumidores mais lenta do que o esperado e problemas na cadeia de abastecimento, o atraso da Toyota faz parte de uma tendência mais ampla na indústria, onde os fabricantes de automóveis estão a ajustar cautelosamente os seus objetivos de eletrificação.