Num movimento audacioso, a Toyota Gazoo Racing North America (TGRNA) está a reintroduzir a tração às quatro rodas no desporto automóvel com a estreia do novo Toyota GR Corolla TC. O modelo irá competir na série SRO TC América, marcando uma mudança significativa na paisagem da competição, uma vez que a tração às quatro rodas não era vista nesta categoria há bastante tempo.
A TGRNA fez um acordo especial com o SRO Motorsports Group América, que sanciona a série TC América, para tornar isto possível. Este acordo surge numa altura em que a série planeia fundir as suas atuais classes TC e TCX em 2025, permitindo mais flexibilidade nos designs dos veículos. O GR Corolla TC está preparado para ser uma das entradas mais inovadoras nesta nova estrutura.
Debaixo do capô, o GR Corolla TC mantém o motor de três cilindros turboalimentado de 1.6 litros da versão de estrada, emparelhado com uma transmissão automática de oito velocidades. O que o distingue é o sistema de tração às quatro rodas conhecido como “GR-Four.” Ao contrário dos sistemas tradicionais, este utiliza um pacote de embraiagem em vez de um diferencial central para transferir potência para as rodas traseiras. Esta configuração, combinada com diferenciais Torsen de deslizamento limitado dianteiros e traseiros, é orientado para um desempenho competitivo.
O GR Corolla TC está homologado com uma divisão de binário fixa de frente para trás, permitindo um controlo preciso durante as corridas. Os sistemas de controlo da potência estão otimizados utilizando sistemas de gestão de motor e ABS da Bosch, oferecendo controlo avançado de tração e travagem adequado para corridas. Este nível de precisão foi desenvolvido em colaboração com engenheiros do GR Corolla no Japão, demonstrando o esforço global da Toyota para garantir que o carro esteja pronto para a competição.
Este GR Corolla TC mantém a geometria básica da suspensão da versão de estrada, mas apresenta amortecedores JRi ajustáveis para um desempenho melhorado. O sistema de travagem foi atualizado com travões Alcon, garantindo que o carro consiga lidar com as exigências das corridas. Já o interior é equipado com uma gaiola de segurança em conformidade com as normas da FIA, um banco desportivo OMP e um cinto de segurança de seis pontos. O volante vem diretamente do Supra GT4 da Toyota, completando o interior de especificação de competição.
Esteticamente, o GR Corolla TC é projetado para ter desempenho. Apresenta novos componentes aerodinâmicos, incluindo uma enorme asa traseira, a qual teve de ser especificamente adaptada ao material compósito utilizado no carro de estrada.
Quando entrar em pista em 2025, o GR Corolla TC enfrentará uma concorrência forte, incluindo Honda Civic Type R de tração dianteira e BMW M2 de tração traseira. A SRO aplicará ajustes de Equilíbrio de Performance (BoP) para garantir que a competição equilibrada entre os vários modelos.
Embora o preço do GR Corolla TC ainda não tenha sido anunciado, espera-se que custe mais do que o carro GR86 Cup da TGRNA, que está avaliado em $132,000. À medida que a Toyota ultrapassa os limites do que é possível no mundo da competição, esta nova entrada está prestes a provocar um grande impacto na grelha na próxima temporada.