A expansão da BYD na Europa tem um novo protagonista, o Sealion 7, um novo SUV totalmente elétrico e rival do Tesla Model Y, que é o oitavo modelo de novas de novas energias (BEV e PHEV) da marca chinesa a ser lançado no mercado europeu.

Revelado pela primeira vez na China em novembro do ano passado, o Sealion 7 adapta a linguagem de design da Série Ocean, já vista em modelos como o hatchback Dolphin e o sedan Seal, a um estilo de carroçaria SUV desportivo.

A frente do novo modelo da BYD incorpora o estilo único da ‘X face’, conhecido de outros modelos da Série Ocean, e que foi projetado para transmitir uma sensação de movimento, refletindo o caráter dinâmico do veículo. No entanto, o tema Ocean é mantido através do uso dos faróis LED “flutuantes” em formato de U duplo e de curvas esculpidas que evocam o movimento das ondas.

De perfil, o Sealion 7 apresenta superfícies subtis com uma linha de cintura dupla que criam uma postura atlética, apesar da carroçaria SUV. Os puxadores de portas embutidos, que se retraem quando o veículo está em movimento, melhoram ainda mais a aparência limpa e eficiente.

Já a secção traseira é marcada por uma linha musculada, refletindo o foco dinâmico e o potencial de desempenho do Sealion 7, com uma assinatura luminosa em toda a largura da porta da bagageira, incluindo a mais recente evolução dos faróis “gota de água” da Série Ocean.

Com um comprimento de 4,83 metros e uma distância entre eixos de 2,93 m, o novo SUV da BYD, tem por base a arquitetura de veículos de última geração da empresa, e-Platform 3.0, concebida exclusivamente para veículos elétricos.

A BYD anunciou que o Sealion 7 está disponível em várias configurações, de um e dois motores elétricos. No entanto a versão mais potente, com dois motores e tração inteligente às quatro rodas, anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos, uma velocidade máxima de 215 km/h.

A empresa não revelou detalhes técnicos sobre a potência o novo Sealion nem da bateria, no entanto, no mercado chinês a variante equipada com dois motores elétricos disponibiliza uma potência combinada de 523 cv, e uma autonomia em ciclo CTLC (chinês) de até 550 km, quando equipado com uma bateria Blade de 82,56 kWh.

“Temos verificado uma grande procura por este tipo de veículo na Europa, por isso estamos muito satisfeitos por apresentar o Sealion 7 aqui em Paris. Estamos confiantes de que a combinação de design SUV, tecnologia Blade Battery, desempenho, autonomia e especificações vantajosas irá agradar muitos aos clientes em toda a Europa. O Sealion 7 demonstra como a BYD está a reagir às exigências e aos gostos dos clientes na região, aumentando a nossa gama de produtos para garantir a melhor cobertura possível dos tipos de veículos mais importantes. Este será um fator-chave à medida que continuamos a expandir a nossa presença na Europa.”, disse Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, durante a cerimónia de apresentação do novo modelo no Salão Automóvel de Paris.

A marca chinesa anunciou ainda que o Sealion 7 vai estar à venda em alguns mercados europeus, ainda durante este mês de outubro, com as primeiras entregas previstas para o final de 2024.