Um ciberataque contra os sistemas usados pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) bloqueou desde esta segunda-feira a app Navegante, que permite carregar passes e comprar bilhetes para viajar na Carris e no Metro de Lisboa. Segundo a empresa, o ciberataque é de grandes proporções e o bloqueio informático gerado ainda não foi ultrapassado nem identificado. Entretanto, começaram a circular relatos e fotos que dão conta de grandes filas junto aos pontos de recarregamento dos cartões Navegante, que são a alternativa disponível no imediato.

Uma das filas geradas junto aos pontos de carregamento da app Navegante, na sequência do ciberataque
Uma das filas geradas junto aos pontos de carregamento da app Navegante, na sequência do ciberataque DR

Numa breve mensagem publicada na aplicação de telemóvel Navegante, a TML refere que “esteve durante o dia de hoje (segunda-feira) sob um ataque informático massivo”. “Estamos a trabalhar para disponibilizar todos os serviços tão depressa quanto possível. Lamentamos todos os incómodos causados”, refere ainda a TML, sem adiantar detalhes. O Expresso já contactou a empresa para obter mais informações.

Há relatos de que o problema estará a bloquear o carregamento do Navegante para os mais novos, mantendo a possibilidade de carregamento nas lojas das TML para quem não é criança ou estudante. Segundo foi possível apurar junto de utilizadores, as lojas da TML terão recomendado o contacto com os serviços de apoio ao cliente, para garantir justificação de faltas ou atrasos na chegada às escolas.

Por sua vez, a linha de apoio pede o envio de e-mail para garantir a justificação, mas admite que, enquanto o sistema estiver em situação de ataque, quem não tiver conseguido carregar o passe terá de comprar os títulos para andar de autocarro, metro ou barco.

"É habitual uma grande afluência nesta altura aos locais para a renovação do acesso à gratuitidade do passe que todos os anos tem de ser feita pelos estudantes. Este ano foi prolongado até final de outubro, mas é normal a afluência sobretudo nesta altura, por isso a aplicação era uma forma de evitar filas", explicou fonte oficial à Lusa, lembrando a existência de uma linha para ativar a gratuitidade no caso dos jovens estudantes (218 206 050).

Os utilizadores podem ainda carregar o cartão no multibanco, nas bilheteiras dos operadores de transporte e nas máquinas de venda automática da CP -- Comboios de Portugal, do Metropolitano de Lisboa, do Metro Sul do Tejo, da Transtejo/Soflusa e da Fertagus, além da rede de agentes Navegante Payshop.

O cartão Navegante é o passe mensal, com várias tipologias, que pode ser usado em todos os transportes públicos dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, como a rede rodoviária da Carris e da Carris Metropolitana, os comboios da CP e da Fertagus, o Metropolitano de Lisboa, o Metro Sul do Tejo e a rede de autocarros MobiCascais, entre outros.

Integram a Área Metropolitana de Lisboa os municípios de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra e Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, e Almada, Seixal, Barreiro, Alcochete, Palmela, Setúbal, Sesimbra, Moita e Montijo, no distrito de Setúbal.

O passe pode ser carregado nos espaços Navegante Carris Metropolitana, nos postos Navegante (modo self-service), no ponto Navegante assistido da Transtejo/Soflusa na estação fluvial do Cais do Sodré e no ponto Navegante assistido na loja da Parques Tejo (CC Dolce Vita Miraflores).

O valor do passe municipal é de 30 euros e o do metropolitano 40 euros, valores que se mantêm inalterados desde a sua criação, em 2019.