A Skoda Motorsport acaba de apresentar um novo concept car de competição totalmente elétrico. Trata-se do Enyaq RS Race, modelo desenvolvido com recurso a tecnologias inovadoras e que a marca diz que serve de base para futuros modelos de produção

Desta forma, A Skoda Motorsport dotou este Enyaq RS Race de uma série de atualizações focadas em reduzir ao máximo o seu peso e por isso recorreu a materiais em biocompósito que são utilizados ma carroçaria, incluindo para-choques, cavas das rodas, tejadilho e asa traseira. Esses materiais leves também são aplicados no interior, como tablier, painéis das portas e apoios para os pés do condutor e do passageiro.

Além disso, o tejadilho panorâmico de vidro do Skoda Enyaq Coupé RS, modo em que se baseia esta versão mais radical, foi substituído por um painel biocomposto. Tudo isto permitiu aos engenheiros da Skoda uma redução de peso global de 316 kg em comparação com o modelo base.

A marca checa anunciou ainda que um total de 16 componentes do veículo são produzidos em materiais sustentáveis, com fibras naturais de linho substituindo o carbono tanto no interior quanto no exterior. Além disso, são testados sob as condições de corrida mais desafiadoras, por exemplo, no Skoda Fabia RS Rally2, juntamente com lubrificantes sustentáveis ​​para motores, transmissões e amortecedores.

Um exemplo é o AmpliTex, um tecido de reforço técnico feito de fibras de linho renováveis ​​cultivadas na Europa. Essas fibras trançadas não apenas reduzem as vibrações no interior ao mesmo tempo que contribuem para a redução de peso, e servem como um elemento de design visualmente atraente. Além disso, as fibras são processadas mecanicamente em vez de quimicamente, e o cultivo de linho tem um impacto significativamente menor no solo em comparação com outras culturas.

O Enyaq RS Race concept car apresenta ainda um evoluído pacote aerodinâmico inclui uma grande asa traseira, um tejadilho aerodinamicamente otimizado e uma entrada de ar NACA canalizando o ar para o interior.

Para além disso, pequenas aletas na parte traseira do tejadilho direcionam o fluxo de ar diretamente para a asa traseira. A entrada de ar para o sistema de refrigeração também foi redesenhada, com a seção frontal agora completamente sólida e o ar aspirado pela parte inferior do para-choque, necessitando de uma parede do radiador inclinada.

Os para-choques redesenhados com duas cortinas de ar adicionais na frente, e o novo difusor traseiro, juntamente com a generosa asa traseira, aumentam a força descendente, melhorando a condução a velocidades mais altas.

A Skoda revelou ainda que a turbulência em torno das rodas é minimizada por elementos de guia de ar em forma de asa, enquanto as grelhas de ventilação nos arcos das rodas dianteiras e traseiras melhoram a aerodinâmica e o arrefecimento dos travões. O Enyaq RS Race também pode ser equipado com jantes aerodinamicamente otimizadas.

A nível de motorização, o Enyaq RS Race, não existem alterações face ao modelo que serve de base a este concept car, ou seja, dois motores elétricos que debitam uma potência combinada de 335 cv, e uma bateria de 82 kWh. Além disso, tal como o Enyaq Coupé RS, a velocidade máxima é de 180 km/h, mas o menor peso do Enyaq RS Race permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.

O Enyaq RS Race está ainda dotado de um sistema de som premium Havas que incorpora um amplificador de som digital para proporcionar a sonoridade caraterística e estimulante dos desportos motorizados. Este sistema totalmente novo é significativamente mais potente do que a unidade presente no Enyaq Coupé RS de produção, e o seu tom também pode ser alterado. O som também é ativado a velocidades superiores a 30 km/h, assegurando uma experiência acústica emocionante durante a condução.

“Baseado no modelo de produção Enyaq Coupé RS, este concept car apresenta um design diferenciado com forte DNA de corrida, aerodinâmica aprimorada e uma excelente aceleração. Em termos de soluções sustentáveis, o novo concept car serve como um projeto piloto para futuras inovações na produção em série. As peças biocompostas levaram a uma redução significativa de peso, e estamos testando-as no automobilismo, com vistas à implementação futura.”, referiu Johannes Neft, membro do conselho de desenvolvimento técnico da Skoda Auto.