O Euro NCAP, o principal programa independente de avaliação da segurança de viaturas na Europa, já deu a conhecer os “Best in Class” de 2024, ou seja, os modelos que alcançaram os melhores resultados nos testes realizados, nas respetivas categorias.

Ao longo do ano, o Euro NCAP testou mais e quatro dezenas de veículos e a lita de “Best in Classe” de 2024 foi liderada pelo Mercedes-Benz Classe E.

Além de ter sido considerado como o modelo com o melhor desempenho geral nos testes de segurança do Euro NCAP de 2024, o Classe E destacou ainda na categoria de modelos executivos pela proteção de ocupantes adultos, de crianças proteção e de utilizadores vulneráveis da estrada, bem como por um conjunto eficaz de sistema de ajuda à condução.

Entre os SUV compactos, destacou-se o chinês Zeekr X, que superou modelos de fabricantes europeus como o Porsche Macan, o Cupra Tavascan ou o Volvo EX30. O Zeekr X conquistou ainda o prémio de “Best in Class” de 2024, entre os modelos 100% elétricos.

Entre os grandes SUV, o vencedor o Mazda CX-80, seguido de muito perto pelo Audi Q6 e-tron.

Por seu lado, o VW Passat e o Skoda Superb, obtiveram a melhor classificação entre os modelos classe familiar. Os dois veículos construídos tendo por base a mesma plataforma do Grupo VW, revelaram um desempenho elevado em matéria de segurança na sua classe.

Nota ainda Maxus eTerron9, a primeira pick-up 100% elétrica a ser testada na Europa, que mereceu uma referência por parte do Euro NCAP, por ter alcançado uma pontuação elevada em todas as categorias de segurança.

O Euro NCAP anunciou ainda que o título de “Best in Classe” 2024 de pequenos familiares, não foi atribuído, uma vez que os modelos testados ao longo do ano passado não alcançaram os resultados necessários para estarem entre os melhores da classe.

“A indústria automotiva teve um ano desafiador em 2024, marcado pela fraca confiança do consumidor e condições económicas difíceis. Dadas essas dificuldades, o Euro NCAP considera especialmente encorajador que os fabricantes de automóveis continuem a dar ênfase significativa à inovação em segurança e equipar os seus modelos com os mais novos sistemas de segurança. Isso coloca firmemente a segurança do consumidor na vanguarda do design de automóveis, como deveria ser”, disse Michel van Ratingen, secretário geral Euro NCAP

O Euro NCAP anunciou ainda que a partir de 2026, vai voltar a alterar os seus protocolos de avaliação de segurança, mas mantendo o já conhecido sistema de avaliação de cinco estrelas.