Os construtores de automóveis elétricos chineses exportaram em setembro para a Europa mais de 60.000 veículos, o segundo maior número de modelos exportados, antes da entrada em vigor das tarifas adicionais impostas pela União Europeia.

Recorde-se que a Comissão Europeia aprovou a introdução de tarifas aduaneiras até 35,3% sobre os fabricantes de automóveis chineses, incluindo a BYD, a Geely e a SAIC.

De acordo com o executivo, os direitos aduaneiros serão aplicados para além do imposto automóvel normal de 10% da UE, e devem entrar em vigor no final do mês de outubro.

Tentando antecipar a chegada das novas tarifas, as empresas chinesas enviaram para a Europa em setembro um total de 60.517 veículos elétricos, um aumento de 61% em relação ao ano passado, de acordo com dados alfandegários revelados pela “Automotive News Europe”.

Este número é apenas ultrapassado pelos 67.455 veículos exportados para a Europa em outubro de 2023, quando a Comissão Europeia anunciou que estava a iniciar uma investigação anti-subvenções aos veículos elétricos fabricados na China.