
O Estado tem conseguido modernizar-se, “está melhor do que parece”, mas há um longo caminho a fazer e desafios urgentes — porque a tecnologia anda muito depressa. Isso cria desafios novos, como uma “desigualdade cada vez mais crescente”; e desafios velhos, a que o Estado não conseguiu ainda responder de forma cabal — “falta agilidade”, “faltam competências”, falta informação (“Há mais de 1250 serviços digitais do Estado disponíveis. Mas o cidadão não sabe”).
Neste episódio de “Porque falha o Estado?”, olhamos para alguns desses desafios, com a atual ministra da Modernização Administrativa, Margarida Balseiro Lopes, e Luísa Ribeiro Lopes, a presidente da entidade responsável pela gestão dos domínios de internet em Portugal — que aconselhou governos de esquerda e de direita nas últimas décadas.
Com elas, descobrimos serviços que o Estado já presta e que mal sabemos — um assistente digital para a chave móvel… digital; ou a IA a ajudar nas consultas do SNS —, percebemos que ainda há muito por fazer nas autarquias, percebemos o desafio enorme da cibersegurança nos serviços públicos. E ajudamos a abrir futuro: “Temos de ter atribuição de apoios sociais automática, agendar consultas do SNS em função dos exames, usar a tecnologia para atribuição de um tutor educativo. O Estado tem de servir as pessoas sem que elas tenham de pedir”, diz a Balseiro Lopes.
Este é o quarto episódio de “Porque falha o Estado?”. Aqui há consensos e divergências, mas nenhuma campanha. Siga connosco.
Se está farto de se queixar dos serviços públicos com poucos recursos ou mau funcionamento, das obras públicas que não avançam e dos problemas que nunca se resolvem, apesar dos impostos que paga, este podcast é para si. Numa série de conversas semanais, até às eleições legislativas, tentamos perceber em Porque Falha o Estado? as frustrações de quem esteve no centro dos governos. Oiça o novo podcast do Expresso, conduzido por David Dinis, no site do jornal, da SIC e da SIC Notícias.