
A Honda e a Suzuki vão unir-se ao grupo de fabricantes que inclui a Stellantis, Toyota, Ford, Mazda e Subaru, para agrupar as suas emissões na União Europeia com a Tesla em 2025 de forma a evitar multas pesadas.
De acordo com um documento divulgados pela União Europeia, a que a “Reuters” teve acesso, as duas empresas japonesas avançam com a adesão à “pool de emissões”, de forma a cumprirem as metas intermédias de redução de carbono da UE para 2025, ou os chamados padrões CAFE, que podem custar milhares de euros em multas à indústria automóvel.
Recorde-se que este ano, as emissões globais da Europa terão de baixar de 106,6 gramas de CO2 por quilómetro percorrido para 93,6 gramas, e os fabricantes de automóveis individualmente têm objetivos específicos para atingir.
A Comissão Europeia, anunciou no início de março que vai flexibilizar as metas para as emissões de dióxido de carbono, sendo as multas a aplicar à indústria automóvel por não conseguirem alcançar as metas de redução de emissões, só vão poder surgir em 2028.