A Hyundai é um dos construtores automóveis que pretende explorar as capacidades do para-brisas e atribuir-lhe novas funções como head-up display.
Nesse sentido, a Hyundai Mobis, anunciou uma parceria com a especialista em ótica, a ZEISS, para desenvolver uma nova tecnologia que permite transformar o para-brisas, num enorme head-up display equipado com tecnologia de realidade aumentada, que permite inúmeras possibilidades, desde mostrar as curvas de uma selecionada, ou a trajetória perfeita durante um track day ou alertar o condutor para potenciais situações de perigo na estrada, tudo sem a necessidade do condutor retirar os olhos da estrada.
Além disso, esta tecnologia pode terminar com o painel de instrumento, tal como o conhecemos hoje e substituir o sistema de infoentretenimento e o ecrã do passageiro da frente.
Apesar de parecer uma tecnologia do futuro, as duas empresas já anunciaram que “esta tecnologia de sonho, está prestes a tornar-se realidade”. Em particular, se tudo correr bem, a produção em massa poderá começar já em 2027, e que a introdução desta tecnologia vai colocar um ponto final na maneira como os habitáculos dos veículos são hoje projetadas.
Apesar de não ter adiantado muitos detalhes sobre esta nova tecnologia, a Hyundai Morbis anunciou que o ecrã tem por base um projetor de alta tecnologia, bem como “uma película transparente que é aplicada no para-brisas”, que diz ser pouco mais espessa do que um fio de cabelo humano.
Já se sabe que a Hyundai Mobis e a ZEISS criaram um protótipo do para-brisas head-up display no mês passado e conduziram uma demonstração destinada a clientes nacionais globais de construtores do setor automóvel.
Além disso, o construtor sul-coreano lembra que “as previsões da empresa internacional de pesquisa de mercado OMDIA Research, o mercado mundial de head up display holográfico deve crescer para cerca de 7 milhões de unidades até 2030, estabelecendo-se como uma nova tendência no campo dos ecrãs de próxima geração”.