A Hyundai acaba de revelar o seu mais recente concept, o RN24, um “laboratório móvel”, que de banco de ensaio para tecnologias de alto desempenho que podem vir a ser utilizadas em futuros modelos da divisão N.
Este concept é assim a mais recente evolução de uma série inovadora de veículos de teste, como N Vision 74, que a marca diz servirem para preencher a lacuna entre a tecnologia de automobilismo e os modelos de produção N.
Ao criar o RN24, os engenheiros da Hyundai pretenderam encontrar solução para dotar o concept de uma potente no menor espaço possível. Para isso desenvolveram um chassi de veículo elétrico personalizado inspirado no World Rally Championship equipado com dois motores elétricos de 641 cv do Ioniq 5 N e um pacote de bateria redesenhado que mantém a capacidade de 84 kWh do modelo de produção, mas permite uma distância entre eixos 340 mm menor.
O sistema de chassi do RN24 apresenta uma configuração de suspensão estilo WRC recém-projetada com amortecedores de especificação de rali e subestruturas de alta rigidez.
Este RN24 está equipado com uma longa lista de recursos para proporcionar uma dinâmica de referência, como é o caso do sistema WRC Powertrain Drive Control Logic que permite que o condutor ajuste a potência, a sensibilidade da aceleração, da travagem regenerativa a usando para isso botões no volante.
Além disso, o desempenho de arrefecimento da bateria e do motor do RN24 é garantido por alterações efetuadas ao sistema utilizado Ioniq 5 N, e dinâmica extra é alcançada por uma nova configuração da direção que a torna mais rápida e que permite uma resposta ao nível de carro de rali.
“O RN24 exemplifica o comprometimento da Hyundai N em avançar a tecnologia de automobilismo elétrico priorizando a experiência de dirigir em vez de números de especificações. Este Rolling Lab prova que ainda há potencial inexplorado para os veículos elétricos de alto desempenho e, com novas tecnologias à frente, há muito o que esperar”, disse Joon Park, vice-presidente do N Brand Management Group.