A Jaguar Classic, anunciou que produziu dois novos E-Type do zero para um cliente no Sudeste Asiático, revelando-os meio século após o último exemplar deste modelo ter saído da linha de produção em Coventry, no Reino Unido.
A marca britânica revelou que os dois modelos foram projetados e construídos de acordo com as especificações originais do E-Type Série I, mas inspirados na edição comemorativa da Série III, e que a sua construção demorou cerca de 2000 horas.
Cada exemplar traz referências a momentos-chave da história do E-Type, desde o projeto de sua criação até os últimos modelos da Série III. Celebrando o estilo e a sofisticação do original com novos e preciosos detalhes, os dois belos modelos são descritos pela marca como “os melhores exemplos de criações Works Bespoke da Jaguar Classic”.
Ambos os “drophead coupé” apresentam acabamentos específicos, um em Signet Green e o outro em Opal Black, variações de esquemas de cores que estavam na lista de opções em 1974.
O exterior elegante é combinado com um interior intemporal, com bancos de couro Bridge of Weir bege tecidos à mão e costurados na loja de acabamentos Jaguar Classic – com acabamento em couro preto e bege aplicado manualmente e pespontado. A consola central é feita de alumínio anodizado, com um logo Series I E-Type. Entre os elementos mais modernos, há um discreto rádio com ligação Bluetooth e um para-brisas aquecido.
O que diferencia os veículos comemorativos Jaguar Classic E‑type é a joia que adorna o interior e o exterior de cada modelo da Deakin & Francis. A joalheria mais antiga da Inglaterra vem criando obras-primas há sete gerações, desde sua criação em 1786.
Uma colaboração de artesãos apaixonados que unem indústrias locais, cada E-type Commemorative é adornado com madrepérola, prata maciça contrastada e detalhes em ouro 18 quilates.
Os dois modelos estão equipados com motor de seis cilindros em linha de 3,8 litros que impulsionou o E-Type de 1961 a 1964, embora agora equipado com injeção eletrônica de combustível no lugar dos carburadores SU triplos originais e uma caixa de velocidade manual de cinco relações, em vez de quatro. A Jaguar não divulgou o preço destes modelos.