A Kia revelou finalmente o novo Tasman, modelo que faz a estreia da marca coreana no segmento das pick-up com presença global e que vai chegar ao mercado em 2025, com motorizações a gasolina e gasóleo.

O destaque da Tasman é, no entanto, o seu design arrojado. A Kia admite que escolheu uma “abordagem nova para a estética”, de forma a afastar-se da “linguagem familiar que domina os modelos deste segmento”.

O diretor design da Kia, Karim Habib, lembrou que o novo Tasman faz “uso de elementos simples e robustos para capturar o espírito pratico do modelo”. Desta forma, o Kia Tasman projeta potência, confiança e capacidade em igual medida, através de uma frente quadrada marcada pelo familiar Kia Tiger Face, com faróis de tecnologia LED na vertical, para-choques robusto, e uma grelha de dimensões generosas.

Na traseira destaque para um para-choques com degraus integrados, farolins quadrados e uma porta de generosas dimensões

A Kia revelou que o Tasman é oferecido com carroçaria de cabine dupla de série com 5,41 metros de comprimento, juntamente com as opções de variantes de cabine de chassi simples e duplo personalizáveis. Dependendo do acabamento, a distância do solo varia entre 224-252 mm.

Já o design do habitáculo é menos inovador do que o exterior, merecendo destaque o grande ecrã panorâmico de última geração que engloba o painel de instrumentos com 12,3’’, o controlo do sistema de climatização de 5’’ e o sistema de infoentretenimento com 12,3’’, dando ao condutor e ao passageiro o controlo do veículo e das opções avançadas de infoentretenimento.

Além disso, o novo Tasman conta ainda com um sistema de áudio premium da Harmon Kardon opcional com oito altifalantes, bem como Apple CarPlay e do Android Auto de série.

Seguindo as tendências dos últimos modelos da Kia, o novo Tasman está dotada de materiais sustentáveis, incluindo tecido PET reciclado e estofos em couro sintético bio-PU.

O habitáculo conta ainda uma mesa dobrável na consola central, um compartimento de armazenamento com 33 litros de capacidade sob os bancos traseiros e um banco traseiro reclinável. A Kia lembrou ainda que o espaço para a cabeça, ombros e pernas do banco traseiro é o melhor do segmento, beneficiando para isso do exterior quadrado do Tasman.

No que respeita à capacidade de carga, a nova pick-up da Kia anuncia uma capacidade de carga entre 1017 e 1195 kg, e uma capacidade de reboque de até 3500 kg. Além disso, a plataforma de carga é iluminada e está equipada com uma tomada elétrica integrada, e um piso de carga deslizante, facilitando desta forma o carregamento de objetos mais pesados.

O Kia Tasman vai estar inicialmente disponível com dois motores de quatro cilindros, a gasolina e a gasóleo. O motor a gasolina de 2,5 litros turbo debita 277 cv de potência e 421 Nm de binário máximo.

Já a variante a gasóleo é um motor de 2,2 litros turbo capaz de debitar 207 cv de potência e 441 Nm de binário. Ambos os motores estão acoplados a uma caixa de automática de oito velocidades, no entanto o motor a gasóleo também oferece como opção uma caixa manual de seis velocidades. Todas as versões contam com tração às quatro rodas.

A Kia anunciou ainda que o novo Tasman oferece quatro modos de condução: areia, lama, neve e pedra, e dois níveis de acabamento X-Line e X-Pro, este último oferece um

desempenho off-road superior graças à sua distância ao solo 28 mm maior, que totaliza 252 mm, a que se junta um diferencial de bloqueio eletrónico (e-LD) e um modo X-Trek para terrenos mais desafiadores, bem como jantes pretas brilhantes de 17’’ com pneus todo-terreno, enquanto o nível de acabamento X-Line apresenta jantes de liga leve de 18’’.

Apesar de se tratar de um modelo global, não é certo, para já, que o Tasman venha a chegar à Europa numa primeira fase, já que a Kia anunciou que a nova pick-up será lançado inicialmente no mercado doméstico coreano durante o primeiro semestre de 2025, antes de ser introduzido posteriormente na Austrália, África e Médio Oriente.