A Lamborghini continua empenhada na sua estratégia de eletrificação e já fez saber que ao contrário de outros marcas de luxo, não vai adiar o seu plano devido à quebra global da procura de veículos elétricos.

A confirmação foi feita pelo CEO da marca de Sant’Agata Bolognese, Stephan Winkelmann, que confirmou recentemente que o crossover elétrico previsto pelo comcept Lanzador, está a caminho para estrear antes do final da década.

“Temos tempo suficiente para decidir se precisamos acelerar ou atrasar a introdução dos modelos elétricos”, disse Stephan Winkelmann ao “Autocar”. “Até agora, não temos planos para atrasar nada: dissemos que queremos ter nosso primeiro modelo 100% elétrico até o final desta década, e isso é algo que continuaremos a promover, porque dissemos que tem que ser um carro adicional – um quarto modelo.”

Recorde-se que a gama atual da Lamborghini é composta pelo SUV Urus, bem como pelos superdesportivos Temerario e Revuelto, todos equipados com motores híbridos, uma mudança de paradigma que os clientes da marca italiana parecem ter aceitado.

No entanto, ao contrário de outras marcas de luxo, a Lamborghini nunca avançou com a ideia de terminar com os motores a combustão, o que parece ser uma ideia acertada, tendo em conta que outras marcas acabaram por retroceder na sua promessa.

“Quando decidimos dar o primeiro passo da nossa estratégia de ter toda uma nova gama de modelos híbrido, foi um grande esforço para a empresa”, disse Winkelmann. “Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito duro nessa estratégia, e agora vemos que essa foi – nunca se sabe, mas – a decisão certa. Portanto, Penso que estarmos muito focados numa abordagem passo a passo na eletrificação foi a decisão certa”, concluiu o CEO da Lamborghini.

A estratégia da marca de Sant’Agata Bolognese parece estar no caminho certo até porque segundo a Lamborghini, o SUV Urus, o modelo mais vendido da marca nos últimos anos, continua a ter tantos pedidos de compra, que quem quiser um novo SUV da Lamborghini terá de esperar mais de um ano, porque as entregas já só estão a ser marcadas para 2026.

Recorde-se que a nova geração do Urus está prevista chegar antes do final da década e deverá apresentar uma motorização totalmente elétrico.