Para aqueles que anseiam por outro supercarro ultra-exclusivo, o Oilstainlab da Califórnia acaba de revelar a sua mais recente criação, o HF-11 de 2026. Após o Half11 inspirado na IndyCar do ano passado, esta nova oferta combina engenharia extrema e design de ponta para entregar uma máquina com motor central e tração traseira, com um preço de fazer os olhos esbugalharem: 1,85 milhões de dólares.

Uma Potência Leve

O HF-11, projetado pelos fundadores do Oilstainlab, Nikita e Iliya Bridan, é uma verdadeira maravilha do design leve. Pesando menos de 900 quilos—menos que um Mazda Miata—mas com mais de três vezes e meia a potência, está prestes a redefinir o desempenho na sua categoria. No coração do HF-11 está um motor flat-six de 4,5 litros naturalmente aspirado, produzindo impressionantes 650 cavalos de potência e alcançando impressionantes 12.000 rpm. Este motor não é proveniente da Porsche, apesar das aparências; em vez disso, é uma unidade de potência totalmente única.

Os compradores podem escolher entre uma transmissão manual tradicional de seis velocidades ou uma transmissão sequencial de sete velocidades, oferecendo aos puristas da condução uma experiência adaptada às suas preferências. Para manter o status de peso pluma do supercarro, o Oilstainlab utiliza um monocoque em fibra de carbono combinado com uma carroçaria totalmente em carbono e rodas de centro de bloqueio forjadas. A empresa está até a considerar uma carroçaria em alumínio trabalhada à mão para um toque clássico, desde que consiga encontrar o artesão certo.

A Oilstainlab planeia oferecer versões tanto legais para a estrada como apenas para pista do HF-11. A variante de pista contará com rodas de 18 polegadas em ambos os eixos, equipadas com pneus Michelin Pilot Sport Legends slicks, perfeitos para dominar circuitos de corrida. Entretanto, a versão de estrada virá com rodas dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 20 polegadas, envoltas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R para um desempenho ótimo em estradas públicas.

O HF-11 não se limitará apenas à combustão interna. Uma variante totalmente elétrica está em desenvolvimento, prometendo impressionantes 860 cavalos de potência. Esta versão EV, no entanto, terá um preço de 2,35 milhões de dólares, um prémio de 500.000 dólares em relação ao modelo a gasolina. Espera-se que a versão elétrica pese cerca de 2.101 libras, apenas cerca de 100 libras a mais do que a sua contraparte a gasolina—impressionante, dado o seu pacote de bateria de 80 kWh.

Um Supercarro com Confortos Modernos

Apesar da sua natureza focada na pista, o HF-11 não poupa em conforto. O carro vem equipado com ar condicionado, um espelho retrovisor digital, espelhos elétricos e aquecidos, e uma câmara de marcha-atrás. Tanto os bancos como os pedais são ajustáveis, garantindo um ajuste confortável mesmo para condutores com 1,90m de altura. As portas em forma de borboleta acrescentam um toque dramático, realçando as credenciais de supercarro do veículo.

Além do seu desempenho e design, o HF-11 apresenta uma configuração de suspensão sofisticada. Uma suspensão de braço oscilante com amortecedores Öhlins ajustáveis promete uma condução precisa, enquanto a distribuição de peso de 45:55 garante um desempenho equilibrado. A potência de travagem é fornecida por pinças de seis pistões com discos de 394 mm à frente e pinças de quatro pistões com discos de 390 mm na traseira. O carro também inclui um diferencial de escorregamento limitado para uma melhor tração e controlo.

Dimensões e Eficiência

O HF-11 mede 170 polegadas de comprimento, 80 polegadas de largura e tem uma altura de apenas 44 polegadas, com uma distância entre eixos de 106,8 polegadas. A Oilstainlab estima a eficiência de combustível do carro em 14 mpg na cidade e 26 mpg na autoestrada, com um tanque de combustível de 25 galões que permite uma maior autonomia de condução.

Produção Limitada e Perspetivas Futuras

A Oilstainlab planeia construir apenas 25 unidades do HF-11, e um protótipo funcional deverá estrear na próxima primavera. Apesar das suas especificações impressionantes, encontrar compradores pode ser um desafio. Competir no mercado saturado de hipercarros sem o reconhecimento da marca de fabricantes estabelecidos será um obstáculo significativo para o fabricante boutique. No entanto, se o HF-11 cumprir as suas promessas, poderá conquistar um nicho para entusiastas exigentes que procuram uma máquina única e de alto desempenho com um toque personalizado.

Com o seu poder extremo, design leve e atenção ao detalhe, o HF-11 tem todas as características de uma obra-prima automóvel. Apenas o tempo dirá se a ousada entrada da Oilstainlab no segmento ultra-luxuoso será recebida com o sucesso que ambiciona.