Numa altura em que a Porsche está a prepara a apresentação do primeiro modelo GT do novo 911, a marca germânica celebra os 25 anos do lançamento do primeiro Porsche 911 GT3.

O modelo que marcou o início de uma nova era para o construtor de automóveis desportivos de Zuffenhausen foi apresentado em março de 1999. A Porsche apresentou o 911 GT3, com 360 cv de potência, no Salão Automóvel de Genebra. Alguns meses depois, a geração 996 do 911 passa a estar disponível e segue os passos dos icónicos modelos Carrera RS. O primeiro GT3 está equipado com um motor de 3,6 litros, uma evolução do motor boxer de seis cilindros atmosférico do 911 GT1.

A distinção final foi atribuída ao duas vezes campeão do mundo de ralis Walter Röhrl que, ao volante do desportivo, percorreu os 20,8 km do circuito de Nürburgring Nordschleife em menos de 8 minutos, tendo atingido os 302 km/h. Esta foi a primeira vez que um automóvel homologado para estrada conseguiu tal feito. Sete minutos e 56,7 segundos de sonoridade intensa e uma excecional adrenalina a alta velocidade, para ser mais preciso. “Esta é a coisa mais excitante que a Porsche está a colocar na estrada neste momento”, disse Röhrl depois de ter conseguido baixar dos oito minutos num automóvel de produção em série. “A direção no GT3 é muito precisa. Isto permite-nos fazer todos os tipos de curvas muito rápido – normalmente só vi afinações de chassis como esta no desporto motorizado”.

O icónico automóvel desportivo sucede três gerações. De três em três ou de quatro em quatro anos, a Porsche apresenta uma nova evolução, cada uma com as melhores inovações do desporto motorizado. A primeira atualização de produto do 911 GT3 surgiu em 2003 com um aumento de potência de 21 cv. Esta atualização funcionou com base no princípio de oferecer mais potência e mais binário com a mesma cilindrada e consumo de combustível.

Passaram mais três anos até que os fãs do 911 GT3 pudessem celebrar valores de potência superiores, que excedia os 415 cv, bem como um novo regime máximo de 8400 rpm. Para além do conceito de alta velocidade, a Porsche otimizou a admissão de ar do motor boxer de seis cilindros do 911 GT3 da geração 997 para melhorar a performance.

Pela primeira vez, o desportivo da casa de Zuffenhausen também estava equipado com um sistema de suspensão ativa com o Porsche Active Suspension Management (PASM).

Quando o 911 GT3 foi atualizado em 2009, os engenheiros aumentaram a cilindrada do motor para 3,8 litros e aumentaram a potência para os 435 cv. Para uma experiência de condução ainda mais intensa, também melhoraram os componentes do chassis e a aerodinâmica. Por exemplo, redesenharam a asa traseira e cobriram por completo a parte inferior da carroçaria. Estas medidas aumentaram a downforce de forma tão eficaz que a pressão de contacto mais do que duplicou em comparação com o antecessor.

Terceira geração no 50º aniversário do Porsche 911

Em 2013, o Salão Automóvel de Genebra voltou a ser o palco escolhido para a apresentação de uma nova geração do 911 GT3. A terceira geração do 911 GT3, que chegava com uma remodelação completa para assinalar o 50º aniversário do 911. O motor boxer de 3,8 litros passava a debitar 475 cv, o que permitia atingir uma velocidade máxima de 315 km/h. A introdução da transmissão automática de dupla embraiagem (PDK) no GT3 foi uma verdadeira revolução que permitiu tempos de mu- dança de velocidade mais rápidos e uma melhor performance. Além disso, um novo chassis com eixo traseiro direcional e outras melhorias aerodinâmicas tornaram o 911 GT3 um dos modelos da gama mais ágeis e precisos de todos os tempos, tendo sido possível efetuar uma volta ao circuito de Nürburgring Nordschleife em menos de 7 minutos e 30 segundos.

Foram necessários quatro anos para que a Porsche superasse mais uma vez com o GT3. Nesta atualização, o motor boxer de seis cilindros cresceu para 4,0 litros e passou a debitar 500 cv de potência, além disso, os clientes podiam escolher entre a transmissão automática PDK e uma transmissão manual desportiva de seis velocidades. Esta última era particularmente apelativa para os condutores mais puristas, bem como o Pacote Touring, disponível como opcional, que substituía a asa traseira fixa por uma asa extensível automática. A afinação aerodinâmica e o desenvolvimento do chassis tornaram o desportivo numa máquina ainda mais precisa e potente.

O atual 911 GT3 é baseado na geração 992 do 911. Com este automóvel desportivo, apresentado em 2021, a Porsche continua a tradição de estabelecer padrões no segmento dos automóveis desportivos de alta performance.

O motor boxer de seis cilindros de 4,0 litros debita 510 cv. O modelo está equipado com tecnologias inovadoras adotadas da competição, como a suspensão dianteira double wishbone e a aerodinâmica otimizada com uma asa traseira fixa, fazem do GT3 um dos 911 mais avançados de todos os tempos. Esta geração combina aina a tecnologia do desporto motorizado com a homologação para estrada de uma forma mais potente do que nunca.

Mesmo depois de 25 anos, o 911 GT3 continua a ser sinónimo de performance e inovação tecnológica, e a Porsche continua a progredir de forma a dar continuidade à história de sucesso do 911 GT3 com novos modelos e liderança no capítulo tecnológico.