A Porsche decidiu terminar a produção do 911 Dakar, modelo limitado a 2500 unidades, com a produção de um exemplar exclusivo da linha Sonderwunsch.
Encomendado por um colecionador italiano, este modelo especial do 911 Dakar apresenta uma série de customizações exclusivas que destacam o caráter off-road deste modelo.
A carroçaria apresenta uma pintura Rallye Design Package com um esquema de tons, Signal Yellow e Gentian blue metallic, combinando com o Rallye Design Package, numa clara inspiração do modelo vencedor do Rally Paris-Dakar de 1984. Uma linha azul, Lampedusa Blue, foi criada em homenagem à ilha mediterrânea de Lampedusa, e completa a paleta tricolor.
As jantes de liga leve foram pintadas à mão em Signal Yellow com uma risca bordas em Lampedusa Blue, refletindo a personalização detalhada realizada com o envolvimento do cliente e dos designers da Porsche. Já os faróis LED Matrix foram personalizados com anéis na cor Lampedusa, enquanto os protetores de aço inoxidável são em preto.
As mesmas cores exclusivas da carroçaria estendem-se ao interior onde o habitáculo apresenta detalhes na cor Speed Yellow que contrastam com o acabamento preto, nas costuras e frisos do painel, consola e portas.
Nota ainda para as inscrições “911 Dakar” foram bordadas nos encostos de cabeça dos bancos desportivos Plus, enquanto o seletor de marcha recebeu inserções em couro Speed Yellow.
A nível de motor, esta edição especial e única do 911 Dakar não sofreu alterações e conta com um motor boxer de 3,0 litros de seis cilindros, biturbo com 480 cv e 579 Nm de binário, que está acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem PDK de oito velocidades.
Recorde-se que o Porsche 911 Dakar foi lançado em novembro de 2022, e combina o desempenho desportivo com capacidade para o todo-o-terreno, contando para isso com uma altura do solo aumentada em 50 milímetros em relação ao 911 Carrera com suspensão desportiva.
Antes de chegar ao proprietário em Itália, o último dos 911 Dakar vai ser exibido no Museu da Porsche, na Alemanha.