Radford Motors, a marca automóvel renascida conhecida pelo seu deslumbrante carro desportivo Type 62-2 baseado na Lotus, enfrentou um grande obstáculo na sua jornada. A Finest Coachbuilding Group LLC, empresa-mãe da Radford, apresentou um pedido de falência ao abrigo do Capítulo 11, levantando dúvidas sobre o futuro da marca e os seus planos ambiciosos. O pedido foi apresentado a 10 de outubro no Tribunal de Falências dos EUA em Delaware, e a Radford confirmou a notícia, indicando que está a passar por uma reestruturação empresarial com o objetivo de garantir novos investimentos e realizar mudanças na propriedade.
Radford Motors, ressuscitada em 2021 por uma equipa que incluía o apresentador de televisão Ant Anstead e o antigo campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button, esperava conquistar um nicho no mundo dos carros desportivos de luxo. O seu primeiro projeto, o Type 62-2, foi inspirado no Evora da Lotus e apresentava um poderoso motor V6 de 3,5 litros capaz de produzir até 600 cavalos de potência. Apesar deste início promissor e até uma participação que chamou a atenção na subida de montanha Pikes Peak de 2023, o futuro da Radford é agora incerto.
Num comunicado à Motor1, o CFO/COO da Radford, Dan Bednarski, descreveu o pedido de falência como parte de uma estratégia mais ampla para “fortalecer a nossa fundação para o futuro”, insinuando que as transições de propriedade e um plano de reestruturação ajudariam a abrir caminho para novos investimentos.
“Estas mudanças são parte da nossa estratégia mais ampla para abrir caminho para novos investimentos e sublinhar o nosso compromisso com um crescimento contínuo e sustentado,” disse Bednarski, enquanto enfatizava que a Radford continua comprometida em construir carros desportivos de luxo.
A apresentação da falência surge apenas três anos após o renascimento da Radford, complicando os seus planos para o Type 62-2. O carro, projetado para fundir a herança das corridas clássicas com o desempenho moderno, estava prestes a entrar em produção limitada, com a empresa a planear construir uma gama de veículos de luxo personalizados. O desportivo, com um preço em torno de 1 milhão de dólares após a sua estreia em Pikes Peak, tinha como objetivo mostrar as capacidades da Radford no espaço automóvel de elite.
No entanto, não está claro como a apresentação da falência irá impactar a produção do Type 62-2 ou outros modelos futuros. A reestruturação pode sinalizar um novo começo para a empresa, ou pode complicar as ambições da marca de consolidar o seu lugar no mercado de automóveis de luxo.
À medida que os processos de falência se desenrolam, os próximos passos da Radford serão observados de perto por entusiastas automóveis e insiders da indústria. A capacidade da empresa de garantir novos investimentos e executar o seu plano de reestruturação determinará se a Radford conseguirá sobreviver a este momento crítico ou se o seu ambicioso renascimento irá estagnar antes de realmente entrar em circulação. Fique atento a atualizações sobre esta história em desenvolvimento.