A Skoda apresentou o novo Elroq, o novo SUV compacto totalmente elétrico que a marca promete ser o mais barato do seu segmento, tendo em conta o tamanho da bateria e o equipamento de série, com a marca a apontar para um preço de cerca de €33 mil em alguns mercados europeus.

O Elroq é um compacto com cerca de 4,50 metros de comprimento e que apresenta com uma frente que se destaca pela nova linguagem de design a que a Skoda chama Modern Solid, com novas óticas segmentadas a que se junta um painel preto brilhante que serve para ocultar sensores e a câmara dianteira, que substitui a tradicional grelha.

Além de trazer um novo visual à linha Skoda, com superfícies limpas e uma linha de tejadilho inclinada introduzidas com o Modern Solid, o Elroq também beneficia de uma aerodinâmica aprimorada, que permite à marca checa anunciar um coeficiente de 0,26, graças a muitas soluções inovadoras, como o design dos espelhos ou o sistema de refrigeração frontal que abre e fecha dependendo das necessidades de arrefecimento da bateria.

O interior é marcado por um design minimalista, em que se destaca um painel de instrumentos digital de pequenas dimensões, bem como um ecrã central de 13’’ e um Head-up Display de realidade aumentada que pode mostrar a velocidade, sinais de trânsito, e navegação, além de poder ser configurado para mostrar setas de navegação dinâmicas, marcadores de destino, ajudas de condução ou saudações de boas-vindas.

Para além disso, o Elroq está dotado do assistente por voz Laura com integração de ChatGPT, que permite ajudar a comandar o sistema de infoentretenimento, ou a navegação, entre outros.

A exemplo de outros modelos mais recentes da Skoda, o Elroq também faz uso de materiais sustentáveis e práticos no habitáculo. Desta forma os bancos são produzidos em couro artificial e tecidos RecyTitan. Os plásticos são 78% PET reciclado e, pela primeira vez, a marca incorpora fibras recicladas através de processos de alta tecnologia que combinam circularidade com tratamentos químicos seguros.

Em matéria de espaço, o novo SUV da Skoda apresenta uma bagageira com 470 litros de capacidade, que pode chegar aos 1580 litros com os bancos rebatidos, além disso existem espaços de arrumação inovadores, como um piso duplo e uma rede para guardar os cabos de carga, e soluções Simply Clever, como um tabuleiro para tablets e uma caixa de arrumação para os passageiros traseiros.

Tendo por base a plataforma MEB do Grupo VW para veículos elétricos, o Elroq é oferecido na fase de lançamento em três versões, a variante de entrada 50 com uma bateria de 55 kWh e um motor instalado no traseiro de 168 cv, permitindo uma autonomia de até 370 km. A versão 60 está equipada com uma bateria de 63 kWh e oferece 204 cv, anunciando uma autonomia de até 400 km.

Por último, a versão topo de gama é a Elroq 85 que apresenta uma bateria significativamente maior de 82 kWh e 286 cv de potência e que promete oferecer até 560 km de autonomia. Para mais tarde está prevista uma versão Elroq 85x, com dois motores elétricos e tração integral.

Os tempos de carregamento e a tecnologia variam de acordo com o modelo, mas o Elroq suporta carregamento rápido DC de 145 kW, 165 kW e 175 kW. Este último pode permite carregar a bateria de 82 kWh de 10 a 80% em apenas 28 minutos.

O novo modelo elétrico da Skoda vai chegar ao mercado no início de 2025.