As baterias em estado sólido prometem ser o próximo passo na caminhada para a mobilidade elétrica, e a Stellantis anunciou agora que vai lançar uma frota de demonstração de veículos Dodge Charger Daytona novos que vão chegar às estradas em 2026, para validar a nova tecnologia.

Os protótipos vão utilizar baterias de estado sólido da Factorial que permitem uma densidade energética específica e superior a 390 Wh/kg. As duas empresas não revelaram muitos detalhes das novas baterias FEST da Factorial, que prometem oferecer vantagens substanciais em relação às baterias de iões de lítio tradicionais, incluindo maior densidade energética, peso reduzido, melhor desempenho e a possibilidade de reduzir ainda mais o custo total do veículo ao longo do tempo. Isto torna-as candidatas ideais para alimentar a próxima geração de veículos elétricos.

A Stellantis anunciou ainda que selecionou a plataforma multienergia STLA Large para esta tecnologia inovadora devido à sua orientação para os SUV elétricos de grande volume e veículos de elevada performance.

“Esta frota de demonstração é um marco importante na nossa parceria com a Factorial”, disse Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Ao integrar a inovadora solução de baterias da Factorial na plataforma STLA Large, estamos a validar o seu potencial para melhorar a nossa linha de veículos elétricos, garantindo que os clientes beneficiam de um melhor desempenho, maiores autonomias elétricas e tempos de carregamento mais rápidos nos próximos anos”.

Recorde-se que o teste em condições reais das baterias de estado sólido decorre do investimento de 75 milhões de dólares que a Stellantis fez na Factorial em 2021.