A Subaru acaba de anunciar o lançamento do seu ultra-limitado WRX Todoroki na Nova Zelândia, e embora tenha estilo, ainda lhe falta o icónico emblema STI. Limitada a apenas 10 unidades, esta edição especial é uma homenagem ao legado de desempenho da marca, mas não consegue ser o modelo STI em plena potência que os fãs desejam.

A Subaru causou sensação ao lançar a atual geração do WRX sem uma variante STI de alto desempenho, deixando os entusiastas a questionar se a fabricante tinha voltado as costas às suas raízes no rali. Apesar de alguns comentários enigmáticos sobre o futuro do STI, a Subaru optou por equipar o WRX Todoroki com melhorias de desempenho que lembram os modelos STI, mas sem o cobiçado emblema.

O WRX Todoroki traz equipamentos sérios, apresentando uma transmissão manual de seis velocidades — uma novidade para os compradores da atual geração do WRX na Nova Zelândia. Possui uma enorme asa traseira, bancos Recaro prontos para corridas e a inconfundível pintura WR Blue, que é sinónimo da linha de desempenho da Subaru. Os travões Brembo têm um papel de destaque, com pinças de seis pistões à frente e unidades de duas pistões na traseira, emparelhadas com discos ventilados e perfurados para uma maior potência de travagem. Para melhorar ainda mais a dinâmica de condução, a Subaru ajustou a suspensão e a direção, otimizando as molas e os amortecedores para dar aquele toque extra na estrada.

É montado em jantes agressivas de 19 polegadas em cinza mate, equipadas com pneus Bridgestone Potenza S007, sinalizando que isto é mais do que uma simples atualização estética. Mas enquanto o Todoroki preenche muitas das expectativas dos entusiastas de desempenho, a ausência gritante do emblema STI deixa claro: este não é o monstro de alta octanagem que os fãs ainda esperam.

Com um preço de AUD$64,990 (cerca de $43,951 USD), o Todoroki oferece exclusividade, mas apenas alguns sortudos terão a oportunidade de o experimentar. As pré-encomendas estão abertas agora, e os compradores que conseguirem garantir um também receberão um relógio STI exclusivo para assinalar o 30º aniversário do WRX.

Nos EUA, os fãs ficam com o WRX tS—uma variante desportiva que apresenta atualizações semelhantes, mas que ainda fica aquém do legado STI. O modelo STI que está a sair de linha tinha uma potência impressionante de 341 cavalos, enquanto o atual WRX tS utiliza o mesmo motor turboalimentado de quatro cilindros com 271 cv que se encontra em toda a gama WRX. É um desempenho sólido, mas não capta completamente a adrenalina de um verdadeiro STI.

Embora o WRX Todoroki seja um lançamento emocionante para o mercado da Nova Zelândia, serve apenas como um lembrete do que está em falta. A relutância da Subaru em comprometer-se com um novo modelo STI mantém os fãs em suspense, e à medida que o Todoroki chega às ruas, os entusiastas em todo o mundo ficam à espera do dia em que a Subaru finalmente trará de volta a verdadeira potência STI que tanto desejam.