A revolução elétrica continua, com a Toyota e a Subaru a unirem-se novamente para lançar um novo SUV elétrico, após os seus modelos bZ4X e Solterra. De acordo com um relatório explosivo da Nikkei Asia, estes dois gigantes japoneses já estão a preparar-se para produzir o seu segundo veículo de zero emissões, que deverá chegar ao mercado no início de 2026.

Ao contrário dos seus predecessores, este SUV de nova geração sairá da linha de montagem na fábrica Yajima da Subaru, em vez da instalação Aichi da Toyota. Mas não esperem um projeto totalmente novo—ambos os fabricantes de automóveis planeiam reduzir custos e acelerar a produção aproveitando a tecnologia existente dos seus atuais SUVs elétricos. O objetivo? Produzir entre 15.000 e 20.000 unidades todos os meses, um sinal claro de que estão a apontar para a adoção em massa.

Os novos veículos elétricos estão a direcionar-se para mercados chave na América do Norte, Europa e Japão, mas a expansão global está certamente nos planos. Os detalhes sobre os preços permanecem em segredo, deixando todos a questionar se estes novos modelos irão competir com o bZ4X e o Solterra, que atualmente começam a partir de $44,465 e $46,340 nos EUA, respetivamente.

Se os números de vendas forem um indicador, o bZ4X da Toyota conseguiu vender 13,577 unidades nos EUA até setembro deste ano, enquanto o Solterra da Subaru fica para trás com 9,137 unidades vendidas. E a concorrência? Não está parada. O Ioniq 5 da Hyundai disparou com 30,318 unidades vendidas, enquanto o EV6 da Kia e o Prologue da Honda superaram ambos os seus rivais japoneses.

Mas isto é apenas o começo. A Toyota e a Subaru confirmaram planos para três modelos adicionais de veículos elétricos (EV), todos crossovers, além do lançamento previsto para 2026. Revelações oficiais são esperadas na segunda metade do próximo ano, por isso preparem-se para o que pode ser uma intensa batalha de EV a nível global.

Apesar deste impulso elétrico, ambas as fabricantes ainda estão a diversificar as suas apostas, uma vez que continuam a desenvolver motores de combustão interna (ICEs). Numa declaração conjunta com a Mazda no início deste ano, a Toyota e a Subaru revelaram planos para novos e melhorados ICEs, sinalizando uma abordagem dual na sua busca por dominar tanto os mercados tradicionais como os elétricos.

A contagem decrescente começou, e os riscos são elevados—será que a próxima aventura elétrica da Toyota e da Subaru será a mudança de jogo que precisam para recuperar a dominância no mercado? Só o tempo dirá.