As esperanças de Lewis Hamilton para uma forte exibição no Grande Prémio dos Estados Unidos de 2024 foram desfeitas após uma aposentadoria inesperada apenas três voltas após o início da corrida. O campeão mundial sete vezes, que começou na 17ª posição no Circuito das Américas, perdeu o controlo do seu Mercedes W15 e encalhou o carro na gravilha, marcando um fim prematuro ao que tem sido um dos seus circuitos favoritos ao longo dos anos.
Hamilton teve um início promissor, ganhando cinco posições para subir para 12º nas voltas iniciais. O piloto veterano, que começou com pneus duros, parecia preparado para fazer um progresso constante pelo pelotão. No entanto, uma súbita perda de aderência traseira—causada pelo salto do carro e uma rajada de vento imprevisível—levou-o a rodar na Curva 17.
“Tive um ótimo início, estava a sentir-me bem e subi para 12º. Foi o melhor início que tive na Curva 1 em muito tempo,” explicou Hamilton à imprensa após a corrida. “Nem estava a forçar nesse momento; estava literalmente apenas a tentar arrancar e a aquecer os pneus. O carro começou a saltar, a roda dianteira esquerda começou a saltar, e a traseira simplesmente rodou.”
O incidente levantou preocupações dentro da Mercedes sobre as atualizações introduzidas para o GP dos EUA. Tanto Hamilton como o colega de equipa George Russell tiveram dificuldades ao longo do fim de semana, com Russell a rodar na qualificação e a experienciar problemas semelhantes de manuseio. Hamilton também teve um momento fora da pista durante os treinos, intensificando ainda mais as preocupações da equipa sobre o novo pacote aerodinâmico.
Hamilton sugeriu que as atualizações podem ter contribuído para a instabilidade do carro, citando a decisão de Russell de voltar ao carro da antiga especificação como uma possível solução: “Estava apenas a dizer sobre o George, que obviamente teve o mesmo problema ontem. Ele voltou ao carro da antiga especificação e está a parecer bem lá fora, então talvez haja algo com a nova atualização.”
Adicionando à complexidade da situação, Hamilton observou que uma rajada de vento de 40 km/h atingiu-o exatamente quando ele entrou na curva, o que pode ter exacerbado o problema. “Vamos investigar o máximo que pudermos, e depois de hoje vamos obter os dados e ver se vamos estar na antiga ou na nova especificação na próxima semana.”
A aposentadoria de Hamilton acionou o primeiro carro de segurança na Fórmula 1 desde o Grande Prémio do Canadá há quatro meses, sublinhando ainda mais a natureza dramática do incidente.
Apesar da desilusão, Hamilton manteve-se otimista e focado nos esforços da equipa: “Peço desculpa à equipa. Eles trabalharam incrivelmente arduamente para trazer estas atualizações. Vamos trabalhar ainda mais para acertar o carro para o México no próximo fim de semana.”
A Mercedes agora enfrenta a tarefa crítica de avaliar as suas atualizações e resolver os problemas de manuseio do carro antes do Grande Prémio do México. Com ambos os pilotos a enfrentarem dificuldades, a equipa deve determinar se vai continuar com o novo pacote aerodinâmico ou voltar à especificação anterior para a próxima corrida.