O Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) está a preparar-se para receber um novo peso pesado em 2026, à medida que a Genesis, o fabricante sul-coreano de automóveis de luxo, dá o seu primeiro grande passo nas corridas de automóveis desportivos. Armado com o seu protótipo LMDh, o GMR-001, a Genesis reuniu uma equipa que combina ambição, experiência e tecnologia de ponta. No coração desta ousada nova iniciativa estão dois pilotos veteranos: Andre Lotterer e Pipo Derani, cada um trazendo as suas próprias motivações únicas e trajetórias de carreira para o programa.


Uma Abordagem Sensata: Parceria com a ORECA e Campanha ELMS

Em vez de se lançar de cabeça em águas desconhecidas, a Genesis adotou uma abordagem ponderada para a sua estreia nas corridas. Ao fazer parceria com o fornecedor de chassis comprovado ORECA, a Genesis optou pela plataforma LMDh, focada em custos e desempenho, permitindo à equipa aproveitar a experiência da ORECA enquanto desenvolve o seu sistema de propulsão internamente.

Em 2025, a Genesis vai afiar os seus dentes na Série Europeia de Le Mans (ELMS), colaborando com a IDEC Sport para ganhar experiência com corridas de protótipos reguladas pela ACO. Isto servirá como campo de testes para o GMR-001 antes da sua homolgação e entrada no WEC.


Lotterer: A Última Canção do Veterano

Com 43 anos, o vencedor de Le Mans por três vezes e atual campeão do WEC Andre Lotterer traz uma vasta experiência para a Genesis. Com uma carreira que abrange Audi, Porsche e Fórmula E, a decisão de Lotterer de se juntar à Genesis representa não apenas um novo desafio, mas também uma oportunidade de construir um legado.

“É inspirador e gratificante estar no início de uma jornada,” disse Lotterer. “Depois de tudo o que fiz na minha carreira, quero trazer a minha experiência para ajudar a construir um programa competitivo desde o início.”

A experiência técnica de Lotterer e a sua capacidade de guiar uma equipa através do intrincado mundo das corridas de resistência de topo fazem dele um ativo inestimável para a Genesis, enquanto se prepara para desafiar gigantes estabelecidos como a Toyota e a Ferrari.


Derani: Apostar no Futuro

Para Pipo Derani, de 31 anos, a Genesis representa um ousado salto de fé. Depois de ter alcançado imenso sucesso na IMSA, incluindo vitórias em Sebring e Daytona e dois títulos de campeão, o brasileiro procurou um novo desafio no WEC. Apesar das oportunidades de ficar com a Cadillac e a Action Express, Derani optou por sair da sua zona de conforto.

“Depois de ter alcançado tanto, questiona-se: ‘Qual é o próximo passo?’” refletiu Derani. “Construir um programa do zero foi a motivação que eu precisava. Trata-se de me desafiar e encontrar novamente esse limite.”

Embora Derani não vá competir em corridas de topo do WEC ou IMSA em 2025, o seu foco estará em aprimorar o desempenho do GMR-001 através de trabalho rigoroso em simuladores e testes.


Objetivos Ambiciosos para um Campo Competitivo

A Genesis entra na classe Hypercar do WEC numa altura em que a competição nunca foi tão intensa. Toyota, Ferrari, Porsche e Peugeot lideram uma lista crescente de fabricantes que competem pela supremacia na categoria. No entanto, as regulamentações de convergência, que priorizam a contenção de custos e a paridade, oferecem a novos concorrentes como a Genesis uma oportunidade de competir.

Lotterer reconhece a íngreme curva de aprendizagem, mas mantém-se otimista:

“Comparado à era ultra-caríssima do LMP1, as regulamentações atuais tornam viável ser competitivo mais cedo. Com a base comprovada da ORECA e o nosso foco em software, fiabilidade do sistema de propulsão e contribuição dos pilotos, temos uma verdadeira oportunidade de alcançar algo especial.”


2025: Um Ano Crucial de Desenvolvimento

A temporada de 2025 será fundamental para a Genesis, à medida que coloca o GMR-001 à prova. Tanto Lotterer como Derani passarão inúmeras horas a refinar a configuração do carro, garantindo a sua fiabilidade e otimizando o desempenho antes da sua homologação.

O Chefe de Equipa Cyril Abiteboul, o antigo responsável da Renault F1, expressou confiança no compromisso a longo prazo da Genesis com as corridas de resistência:

“Isto não é um fenómeno de uma só temporada. A Genesis está comprometida em competir durante o atual ciclo de regulamentação e além, com o objetivo de se tornar uma candidata ao campeonato.”


Uma Nova Era A Caminho

A chegada da Genesis ao WEC é uma das histórias mais aguardadas nas corridas de resistência modernas. Com os talentos combinados de Lotterer, Derani e uma estratégia meticulosamente elaborada, o fabricante sul-coreano preparou-se para causar impacto no palco mundial.

Será que a abordagem ousada da Genesis dará frutos? Conseguirão Lotterer e Derani guiar o GMR-001 à vitória contra os gigantes das corridas de resistência? A contagem decrescente para 2026 já começou.