Num dramático volte-face, a Fórmula E abandonou o seu controverso plano de introduzir a iniciativa ‘Golden Lap’ para a próxima temporada, após enfrentar uma forte reação negativa de equipas e pilotos. A ideia, que propunha atribuir pontos aos pilotos por liderar voltas específicas durante as corridas, foi descartada após críticas generalizadas sobre o seu potencial para complicar excessivamente as estratégias de corrida.
O conceito de ‘Golden Lap’ teria permitido que dois números de volta predeterminados atribuíssem pontos, aumentando significativamente o total de pontos de cada corrida para 31, incluindo recompensas por pole position e volta mais rápida. No entanto, os concorrentes da Fórmula E, que não tinham sido consultados antes do anúncio inicial, foram rápidos a expressar as suas preocupações.
Equipas e pilotos manifestaram ceticismo relativamente à necessidade de tal iniciativa, particularmente tendo em conta a natureza já caótica das corridas. Pilotos como Jake Hughes, da McLaren-que-se-tornou-Maserati, questionaram a necessidade do plano, sugerindo que poderia perturbar o equilíbrio existente entre estratégia e conservação de energia.
“A minha intuição diz-me que é desnecessário,” afirmou Hughes, apontando que as ferramentas estratégicas existentes, como o Modo Ataque e o futuro Ataque de Carga, já proporcionam camadas suficientes de complexidade às corridas.
O novo diretor da equipa de Hughes, Cyril Blais, ecoou os sentimentos do seu piloto, acrescentando que o risco de uma ‘Golden Lap’ coincidir com um período de carro de segurança poderia criar brechas que afetariam negativamente o espetáculo.
“As equipas são muito inteligentes a explorar regulamentos,” avisou Blais. “Poderia acabar por parecer mau na televisão se não for bem pensado.”
A resistência levou ao rápido abandono da ideia da ‘Volta Dourada’, com o COO da Fórmula E, Alberto Longo, a intervir para acalmar a tempestade. Longo enfatizou que, embora a série continue a inovar, o foco por agora estará em iniciativas mais concretas—nomeadamente, a reintrodução das paragens nas boxes.
As Paragens nas Boxes Estão de Volta
Com a ‘Volta Dourada’ descartada, a Fórmula E está a direcionar a sua atenção para as paragens nas boxes de Ataque, que estão previstas para estrear na próxima temporada. O novo sistema, que passou por testes rigorosos, deverá trazer de volta as paragens nas boxes pela primeira vez desde 2018. Se os testes correrem bem, o E-Prix da Cidade do México em janeiro está previsto como o local para a estreia competitiva deste sistema.
O Ataque de Carga, que permite um rápido reabastecimento de energia durante as corridas, é visto como um elemento estratégico que pode tornar a competição mais emocionante sem as complicações da iniciativa da ‘Volta Dourada’. A tecnologia está em desenvolvimento desde 2023 e está finalmente a chegar a um estado pronto para corrida após uma série de atrasos e fases de teste.
Longo está confiante de que o novo sistema atrairá um público mais amplo para o desporto, sublinhando a importância de combater a previsibilidade na Fórmula E. “Precisamos de desafiar as equipas e os fabricantes para garantir que a Fórmula E continua a ser emocionante e imprevisível,” disse ele.
Olhos na Cidade do México
O primeiro teste do sistema de paragem nas boxes Attack Charge em condições de corrida está previsto para ocorrer no Circuito Hermanos Rodriguez na Cidade do México. O circuito, com a sua configuração mais tradicional de boxes, proporciona um ambiente ideal para o lançamento do sistema, em comparação com o traçado único e desafiante do circuito de São Paulo.
Longo tem como objetivo uma implementação completa do sistema até à Temporada 12 em 2025, com um lançamento faseado a começar nesta temporada. O objetivo, explicou, é revolucionar a experiência de visualização e mostrar tecnologia de ponta, mantendo as corridas competitivas e imprevisíveis.
“Não somos apenas mais uma série de desportos motorizados. Estamos aqui para ultrapassar limites,” afirmou Longo, posicionando a Fórmula E como líder em inovação tecnológica no mundo dos desportos motorizados.
Com a controversa ‘Volta Dourada’ agora no retrovisor, todos os olhos estarão nas novas dinâmicas de paragem nas boxes para ver se conseguem proporcionar a emoção e imprevisibilidade que os fãs desejam.