Desde que a Genesis, a marca de desempenho de luxo da Hyundai, provocou o mundo do motorsport com os seus planos de entrar nas corridas de protótipos, a antecipação tem vindo a crescer de forma constante. O anúncio de um desafiante em especificações LMDh para competir em circuitos de alta competição como o Hypercar e o GTP não é apenas um salto ambicioso; é uma entrada calculada no mundo das corridas de resistência de elite. Embora os detalhes oficiais tenham sido escassos, nos bastidores, estão a ser feitos progressos significativos.
LMP2: Um Passo Crucial para a Genesis
Uma das informações mais reveladoras sobre o programa futuro da Genesis é a sua provável entrada na European Le Mans Series (ELMS) em 2025 através da categoria LMP2. Embora esta possa não ser a estreia de hipercarros que muitos antecipavam, é um movimento astuto que permite à Genesis estabelecer as bases para a sua eventual entrada no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) e na IMSA. O esforço na LMP2 servirá como uma operação de “marca branca”, com uma equipa existente a liderar o programa, mas sob a bandeira da Genesis.
Fundamental para esta abordagem é o uso da LMP2 para familiarizar a equipa com as regras da ACO e as nuances das corridas de resistência. É um passo vital antes da estreia completa da fábrica, e acredita-se que pessoal do programa WRC da Hyundai esteja a fazer a transição para este novo desafio.
IDEC Sport, TDS Racing (Panis Racing) e a RD Limited de Romain Dumas são os principais candidatos para liderar este esforço. Todas as três equipas gozam de uma forte reputação e, o mais importante, estão baseadas no sul de França—uma vantagem estratégica dado que o desafiante LMDh da Genesis será construído em torno de um chassi ORECA.
IMSA: O Quebra-Cabeças Norte-Americano
A vertente IMSA do programa parece estar num cronograma ligeiramente diferente. Em vez de desenvolver uma equipa interna como na Europa, a Genesis está supostamente à procura de uma estrutura de corridas norte-americana estabelecida para gerir as suas entradas GTP. Esta divergência na estratégia sugere a complexidade de entrar simultaneamente no WEC e na IMSA.
A Chip Ganassi Racing, agora disponível após a separação com a Cadillac, tem sido frequentemente mencionada como uma possível candidata. No entanto, o cronograma para a estreia da Genesis na IMSA parece estar atrasado em relação ao seu esforço no WEC, com indícios que apontam para um possível lançamento em 2026. Há até especulações de que uma entrada escalonada poderia fazer com que a Genesis se concentrasse na Europa antes de trazer o programa para os Estados Unidos mais tarde em 2026 ou 2027.
Desafios no Horizonte
Lançar um novo programa de corridas nunca é simples, e a Genesis enfrenta obstáculos substanciais em logística e gestão da cadeia de suprimentos—especialmente se optar por uma estreia em dupla campeonatos tanto no WEC como na IMSA. Com eventos críticos como as corridas de Daytona e Sebring no início do calendário da IMSA, a Genesis precisará garantir que a sua operação seja robusta o suficiente para lidar com a pressão de eventos de alto perfil consecutivos.
Apesar destes desafios, a decisão da Genesis de avançar com cautela através das corridas LMP2 e um potencial lançamento faseado na IMSA demonstra paciência estratégica. Em vez de se precipitar diretamente para o Hypercar, a marca está a tomar o tempo necessário para construir uma base sólida, garantindo que pode competir com pesos pesados estabelecidos.
O que vem a seguir?
Embora o programa ainda esteja a ser desenvolvido, já existem rumores sobre a seleção de pilotos, com a expectativa a aumentar sobre quem poderá assumir o volante do Genesis LMDh. Com uma estreia provável ainda a dois anos de distância, há muito tempo para especulações, mas uma coisa é clara: a Genesis está aqui para fazer uma declaração.
Esta entrada audaciosa no mundo das corridas de protótipos sinaliza a intenção da Genesis não apenas de competir, mas de lutar por honras máximas. Fique atento a este espaço enquanto as peças do puzzle continuam a encaixar-se para um dos novos participantes mais emocionantes do desporto motorizado.