Num comunicado firme no Grande Prémio da Cidade do México, Ayao Komatsu da Haas F1 afastou a especulação sobre uma possível venda à Toyota, pondo fim a rumores que circulavam sobre o interesse do proprietário da equipa, Gene Haas, em sair da Fórmula 1. Komatsu enfatizou que a Haas está comprometida com o desporto e a explorar ativamente formas de melhorar o desempenho da equipa, apesar das especulações provocadas pela recente redução de pessoal na NASCAR.
“O Gene não está a vender a equipa,” confirmou Komatsu. “Ele está constantemente focado em como podemos melhorar, e já recusou várias ofertas. A equipa simplesmente não está à venda.”
Os rumores sobre o futuro da Haas na F1 ganharam força após as múltiplas tentativas sem sucesso de Michael Andretti para comprar a equipa, e a recente notícia do regresso da Toyota à Fórmula 1 como parceiro técnico apenas alimentou a especulação. Com a Toyota a estrear recentemente a sua marca nos carros da Haas no Grande Prémio dos Estados Unidos, muitos assumiram que isso poderia sinalizar o desejo da Toyota de entrar na equipa. No entanto, Komatsu esclareceu que o envolvimento da Toyota é estritamente técnico, fornecendo serviços como apoio ao design e à fabricação, em vez de fornecimento completo de motores ou propriedade da equipa.
Esta colaboração técnica não significa que a Toyota esteja a reviver a sua própria equipa de F1, que competiu pela última vez em 2009. Em vez disso, o apoio da Toyota irá melhorar as capacidades da Haas em áreas onde a equipa carece da assistência direta da Ferrari, uma vez que a Ferrari continua a ser o fornecedor principal de unidades de potência, caixas de mudança e outros componentes sob um acordo que foi prolongado até 2028. Komatsu explicou: “A Ferrari e a Dallara têm sido parceiros excecionais. A Ferrari cobre componentes-chave como a unidade de potência, a caixa de mudança e a suspensão, enquanto o foco da Toyota está em áreas que a Ferrari não apoia, proporcionando-nos uma melhor compreensão e melhorando a nossa competitividade.”
Desde a estreia da Haas na F1 em 2016, a sua estratégia tem girado em torno de parcerias com fornecedores de topo para se manter rentável. A colaboração contínua da Haas com a Ferrari, incluindo a localização do seu escritório de design em Maranello, Itália, e a utilização da experiência em chassis da Dallara, tem sido fundamental para a estrutura da equipa.
Por agora, a Haas permanece firmemente na grelha com a sua abordagem colaborativa única, com a Toyota a bordo como parceira técnica, e sem planos para uma mudança na propriedade da equipa.