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Em uma reviravolta dramática, Josh Berry, o piloto da Wood Brothers Racing, surgiu como o surpreendente vencedor da Pennzoil 400 de 2025, desafiando todas as probabilidades. Este triunfo marcou a primeira vitória de Berry na Cup Series—uma conquista que, sem dúvida, ficará gravada em sua memória para sempre. “Estou verdadeiramente honrado por fazer parte desta equipa notável. A dedicação e a experiência deles na construção de carros de corrida de topo foi um privilégio de se viver. Não poderia estar mais grato por esta oportunidade,” exclamou Berry.
As habituais travessuras celebratórias de um vencedor jubilante pela primeira vez, como um ‘Backflip’ inspirado em Carl Edwards ou uma ‘Bow’ ao estilo de Kyle Busch, estiveram conspicuamente ausentes da volta de vitória de Berry. Dada a magnitude desta conquista, um burnout na pista de 1,5 milhas—uma tradição antiga no automobilismo—era esperado. No entanto, o piloto de 34 anos decidiu quebrar o molde.
Em vez de se entregar à fanfarra convencional, Berry escolheu prestar homenagem aos seus ídolos e manter-se fiel aos seus valores. Ele replicou uma celebração que não era vista desde o Daytona 500 de 2014, optando por uma abordagem mais discreta.
O Las Vegas Motor Speedway foi palco de um evento histórico quando Josh Berry conquistou a bandeira quadriculada no ‘Diamante do Deserto’. Esta marcou a 101ª vitória da Wood Brothers Racing, a equipa mais antiga da NASCAR, e a sua primeira vitória fora de superspeedway desde o inesquecível triunfo de Ryan Blaney em Pocono em 2017. Quando Berry cruzou a linha de chegada, o piloto de 34 anos provocou uma erupção de celebrações nas laterais da pista.
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Ecos dos sentimentos de Dale Earnhardt Jr., Berry saboreou a sua vitória ao conduzir lentamente paralelo à parede, desfrutando dos aplausos dos fãs. Em seguida, dirigiu-se à equipa do Ford nº 21, onde finalmente parou o seu carro. Revelando as suas razões para evitar o tradicional burnout, Berry disse: “Queria mergulhar no momento. Poderia ter seguido o caminho habitual de um grande burnout, mas escolhi saborear esta conquista. Este momento de reflexão sobre a minha vitória na Cup Series é precioso para mim.”
A inspiração para esta celebração única, segundo Berry, veio ao assistir à Daytona 500 de 2014. “Quando o Dale (Junior) ganhou, ele foi até ao nº 1, deu uma volta, desmontou e acenou aos fãs. Isso deixou uma impressão duradoura em mim,” admitiu Berry. Esta homenagem a Dale Jr. foi adequada, dado que ele foi o antigo empregador de Berry quando este correu para a JR Motorsports na Xfinity Series durante 2022 e 2023.
Berry foi um vencedor improvável no Pennzoil 400, entrando na corrida como um azarão de 40-1. A sua vitória foi uma surpresa, considerando que era apenas a sua 53ª participação na Cup Series. No entanto, o sucesso de Berry garantiu à Wood Brothers Racing um lugar nos playoffs pelo segundo ano consecutivo—uma conquista louvável.
Numa nota relacionada, enquanto Josh Berry optou por não realizar um burnout, parece que Christopher Bell não teve opção. Após a sua vitória no Circuito das Américas, a NASCAR instruiu explicitamente o piloto da Joe Gibbs Racing a abster-se de quaisquer festividades pós-corrida para manter a integridade do desporto. Esta decisão veio na sequência de um incidente envolvendo o Chevy nº 24 de William Byron, que colidiu com uma parede durante um burnout, o que levou a especulações sobre uma tentativa de evitar o escrutínio técnico da NASCAR.
No interesse de prevenir controvérsias, os oficiais da NASCAR informaram a equipa Toyota nº 20 que os burnouts seriam proibidos no circuito, conforme confirmado por Bob Pockrass da FOX Sports. Apesar da clarificação de Byron de que a sua colisão se deveu apenas a desajeitamento, rumores de jogo sujo persistiram.
Talvez Berry, ao optar por não realizar um burnout após a sua vitória inaugural na Cup Series, estivesse a exercer uma cautela extra. Afinal, quem gostaria de comprometer a sua primeira vitória na Cup Series em nome de uma celebração tradicional? Embora não tenha sido emitida uma diretiva ao piloto da Wood Brothers Racing, Berry parecia estar a seguir o ditado ‘mais vale prevenir do que remediar’ em Las Vegas.