A marcha de Thierry Neuville em direção ao seu primeiro título do Campeonato do Mundo de Ralis sofreu uma reviravolta dramática no Rali do Japão, uma vez que problemas persistentes de potência no seu Hyundai i20 N Rally1 ameaçam desviar a sua campanha. Apesar de ter uma vantagem confortável de 25 pontos sobre o colega de equipa Ott Tänak, Neuville agora enfrenta uma batalha difícil após ter escorregado para o terceiro lugar devido a problemas mecânicos.
Desgraça Matinal: Problemas de Potência Atingem
O dia de Neuville começou forte, com o belga firmemente posicionado em segundo lugar após três etapas, um resultado mais do que suficiente para garantir o seu primeiro campeonato. Mas o desastre bateu à porta a meio da SS4, a última etapa do loop matinal, quando o seu carro começou a perder potência. Ele perdeu 40 segundos para os seus rivais, escorregando para o terceiro lugar atrás de Tänak e Elfyn Evans.
Sem serviço de meio-dia disponível, as esperanças de resolver o problema antes das etapas da tarde foram por água abaixo. O próprio Neuville confirmou que o problema persistia enquanto se preparava para enfrentar a segunda metade do dia.
“Não, infelizmente não,” admitiu quando questionado se o problema tinha sido resolvido. “É o que é. Obviamente não era isso que estávamos à procura. Agora o trabalho árduo ao longo do ano torna-se ainda mais valioso com essa vantagem de 25 pontos numa situação como esta.”
Mudança de Estratégia da Hyundai
A Hyundai foi forçada a adaptar-se rapidamente ao contratempo. Os organizadores do rally concederam a Tänak uma vantagem de cinco minutos em relação a Neuville nas etapas da tarde—um ajuste em comparação com o intervalo habitual de três minutos—presumivelmente para evitar qualquer impacto no ritmo de Tänak enquanto Neuville continua a uma velocidade reduzida.
Para Tänak, que atualmente lidera o rally com 13,7 segundos de vantagem sobre Evans, o foco mudou para defender as esperanças da Hyundai no campeonato de construtores, bem como manter vivas as suas escassas chances pessoais de título.
A Determinação de Neuville Testada
Apesar da adversidade, Neuville mantém-se determinado a concluir o fim de semana e garantir o título que lhe tem escapado durante anos. A sua margem de 25 pontos oferece algum espaço para respirar, mas com dois dias completos de rally ainda pela frente, quaisquer problemas adicionais podem trazer desafios inesperados.
“É aqui que o trabalho árduo ao longo do ano compensa,” disse Neuville, sinalizando a sua determinação em superar as dificuldades.
O Que Vem a Seguir?
As etapas da tarde vão testar a resiliência de Neuville e a capacidade da Hyundai de se adaptar sob pressão. Enquanto isso, Tänak carrega o peso das ambições da Hyundai no campeonato de construtores, com a rival Toyota a apenas 11 pontos atrás.
À medida que o Rally Japão avança, as apostas são mais altas do que nunca. Para Neuville, o sonho de conquistar o seu primeiro título no WRC agora depende da resistência e de um pouco de sorte perante a adversidade mecânica.