Num confronto legal de alto risco, a NASCAR emitiu uma resposta contundente à injunção preliminar solicitada pela 23XI e pela Front Row Motorsports, duas equipas que pretendem manter os seus charters e a elegibilidade para competir na temporada de 2025 enquanto desafiam a NASCAR numa ação judicial por práticas anticompetitivas. Este conflito legal resulta de negociações prolongadas sobre o próximo Acordo de Charter da NASCAR Cup Series, que foi concluído em agosto com a oferta final da NASCAR. Enquanto a maioria das equipas assinou o acordo, a 23XI e a Front Row não o fizeram, e agora procuram a intervenção de um tribunal para manter os seus charters enquanto o processo judicial se desenrola.
A resposta da NASCAR critica o pedido das equipas como uma tentativa de obter vantagem em vez de abordar “dano irreparável”. Argumenta que a moção “procura mudar o status quo” e tem como objetivo principal assegurar ganhos financeiros. A NASCAR alega que a ação judicial “não se trata de proteger a concorrência”, mas sim de uma tentativa de aumentar a receita e obter melhores condições do que aquelas alcançadas nas longas negociações.
A série descreveu o pedido de injunção como “uma aula magistral em contradição.” A NASCAR destacou que a crítica das equipas ao Charter de 2025 como “anticompetitivo” ocorre apesar de ser o resultado de uma negociação coletiva, que resultou numa maior partilha de receitas e garantiu lugares de corrida para as equipas da Cup Series. A resposta sublinha que, embora a 23XI e a Front Row tenham perdido o prazo de assinatura, participaram no Acordo de Charter anterior de 2016 sem levantar questões.
A NASCAR também destacou que as equipas estão a pedir ao tribunal que faça cumprir termos que inicialmente rejeitaram. A NASCAR sublinhou que fez concessões na distribuição de receitas de media durante as negociações e até alargou o prazo das cartas, embora não tenha ido tão longe a ponto de as tornar permanentes—um ponto de discórdia que, segundo se reporta, levou as duas equipas a boicotar uma reunião do Conselho de Proprietários de Equipas em abril.
Tanto a 23XI como a Front Row, que cada uma gere duas entradas com carta, estão também em processo de aquisição de uma terceira carta da Stewart-Haas Racing. A réplica da NASCAR notou que nenhuma das equipas apresentou os pedidos de transferência necessários para estas cartas adicionais.
Concluindo a sua resposta, a NASCAR alertou que conceder a injunção imporia “danos reais” à organização e às equipas que assinaram o Acordo de Carta de 2025. Com as equipas a necessitar de clareza orçamental para a temporada de 2025, a NASCAR argumentou que uma realocação de cartas em cima da hora perturbaria os cálculos de prémios e o orçamento geral. Além disso, a NASCAR defende que “forçar a NASCAR a um contrato indesejado” prejudicaria o interesse público.
A audiência agendada para a injunção está marcada para 4 de novembro, uma data que pode preparar o terreno para uma das decisões mais significativas na história moderna da NASCAR.