A Tag Heuer Porsche revelou o seu impressionante novo carro GEN3 Evo para o próximo campeonato FIA de Fórmula E, com ambições ousadas de defender o seu título. O Porsche 99X Electric, que vai competir nas próximas duas temporadas, apresenta uma nova palete de cores que abandona o familiar branco, preto e vermelho dos anos anteriores. Em vez disso, agora apresenta uma palete futurista “Purple Sky Metallic e Shade Green Metallic”, inspirando-se nos modelos de produção de ponta da Porsche, como o Taycan Turbo GT, o seu carro de produção mais poderoso até à data.

A mudança de cor, como descreveu a Porsche, não é apenas uma atualização estética, mas também simbólica do seu foco na eletrificação e inovação. O novo visual vibrante pretende sinalizar o espírito pioneiro da Porsche na Fórmula E, reforçando a ligação entre os avanços no desporto automóvel e os seus veículos elétricos de estrada.

Impulso Tecnológico com Tração Integral

O Diretor da Equipa Porsche, Florian Modlinger, enfatizou os desafios de engenharia que a equipa enfrentou, particularmente com a implementação de tração integral temporária no carro GEN3 Evo. “A maior tarefa de desenvolvimento foi o alinhamento do software para maximizar a aceleração e as velocidades de curva sem consumir demasiada energia, o que também é crucial para os nossos carros de estrada,” explicou Modlinger.

Esta nova configuração de transmissão visa dar à Porsche uma vantagem competitiva enquanto afinam o equilíbrio do carro para se adequar às preferências dos pilotos.

Pascal Wehrlein Visa Defender o Título em Novas Cores

Pascal Wehrlein, que conquistou dramaticamente o campeonato de 2024 numa emocionante corrida final em Londres, irá defender o seu título com o prestigioso #1 no seu carro. O piloto alemão expressou entusiasmo pelo novo design, alinhando até as cores do seu capacete com a nova decoração do carro. “É muito fixe. Adoro tanto as cores que desenhei o meu capacete da mesma forma. E claro, estou orgulhoso de ter o número 1 no meu carro. Estamos prontos para defender o nosso título.”

António Félix da Costa Optimista para uma Campanha Forte

O colega de equipa de Wehrlein, Antonio Felix da Costa, que garantiu quatro vitórias na última temporada, também está otimista em relação à próxima temporada. “A tração integral, os pneus novos e uma reformulação dos nossos componentes podem agitar as coisas,” disse da Costa. A equipa está ansiosa para ver como o novo carro se comporta quando regressarem a São Paulo em dezembro. “Esperamos que os fãs adorem as nossas novas cores tanto quanto nós,” acrescentou.

A Porsche Expande a Sua Influência com a Parceria da Kiro Racing Co

Para além da sua própria equipa, a influência da Porsche na Fórmula E está a crescer através de uma parceria com a Kiro Racing Co, que irá utilizar motores Porsche com um ano de idade na próxima temporada. Esta aliança parece estar a influenciar a formação de pilotos da Kiro, com rumores a circular sobre o seu próximo piloto para os testes de pré-temporada em Valência. Múltiplas fontes sugeriram que o piloto reserva da Porsche, David Beckmann, irá ocupar o lugar ao lado de Dan Ticktum. Beckmann, um ex-vencedor de corridas da F3 e finalista de pódio da F2, também teve uma participação única na Fórmula E pela Andretti na última temporada.

Outros nomes que supostamente estão na corrida pelo lugar da Kiro incluem Thomas Preining, que participou num teste para novatos da Porsche, e Marta Garcia, que impressionou no mesmo teste pela Kiro (então ERT). Entretanto, Sergio Sette Camara—uma vez considerado um candidato principal para o lugar—parece estar em suspenso, aguardando clareza sobre o seu futuro com a equipa.

Com o novo Porsche 99X Electric e uma influência ampliada na grelha, a Porsche não está apenas a tentar defender o título de piloto com Wehrlein, mas também a solidificar a sua posição como uma potência na Fórmula E à medida que a nova temporada se aproxima.