O Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar ganhou vida este fim de semana com um teste crítico de pré-temporada no Daytona International Speedway. As equipas e os pilotos de todo o grid aproveitaram a sua primeira oportunidade para se ajustarem a novos equipamentos, formações de equipa e estratégias para a temporada de 2025. Com mudanças significativas na classe GTP e a introdução de maquinaria inovadora, este teste marcou o início do que promete ser um ano emocionante nas corridas de carros desportivos.


Meyer Shank Racing Retorna com Vingança

A Meyer Shank Racing (MSR) está de volta ao centro das atenções após um ano de pausa no Campeonato WeatherTech. Reunida com a Acura e a Honda Racing Corporation (HRC), a MSR está a apresentar duas entradas GTP pela primeira vez. O co-proprietário Michael Shank está otimista:

“A terra está no eixo certo,” disse Shank. “Temos a equipa certa e estamos prontos para competir por um campeonato.”

O Acura ARX-06 nº 60, conduzido por Colin Braun e Tom Blomqvist, entregou um impressionante tempo de volta de 1m35.90s, estabelecendo o ritmo na sessão da tarde de sexta-feira. Entretanto, Renger van der Zande e Nick Yelloly pilotaram o novo carro nº 93, beneficiando de uma abordagem de engenharia colaborativa entre a HRC US e a equipa interna da MSR.


Wayne Taylor Racing Vai com Tudo com a Cadillac

Wayne Taylor Racing (WTR) embarca numa nova etapa, regressando às suas raízes com a Cadillac como uma equipa apoiada pela fábrica. A equipa apresenta uma formação poderosa: Filipe Albuquerque e Ricky Taylor irão juntar-se no Cadillac V-Series.R número 10, enquanto Jordan Taylor e Louis Deletraz partilharão o carro número 40.

Com profundas raízes no sucesso da Cadillac na IMSA e uma capacidade técnica ampliada, a WTR está posicionada para ser uma candidata ao campeonato.

“Esta parceria com a Cadillac parece que estamos a voltar a casa,” disse Ricky Taylor. “Estamos prontos para fazer uma declaração em 2025.”


A Valkyrie da Aston Martin Faz a Sua Estreia na IMSA

O Aston Martin Valkyrie número 23, construído de acordo com as especificações do FIA Le Mans Hypercar (LMH), chamou a atenção durante o seu primeiro teste sancionado pela IMSA. Representando a Aston Martin e a equipa Heart of Racing, a Valkyrie completou 96 voltas, melhorando constantemente o seu ritmo ao longo do dia.

“Isto é a realização de um sonho,” disse o principal responsável da equipa, Ian James. “Estamos entusiasmados por não só competir na IMSA, mas também por enfrentar a classe principal.”

A participação da Valkyrie no teste reflete o esforço da IMSA para integrar plataformas LMH na classe GTP ao lado dos carros LMDh. A Aston Martin ainda não anunciou quando o carro fará a sua estreia competitiva, mas o seu progresso em Daytona sinaliza um potencial emocionante.


Earl Bamber Junta-se à Cadillac Whelen

A Cadillac Whelen também reformulou a sua equipa, trazendo Earl Bamber para fazer parceria com Jack Aitken. Recém-saído de uma passagem pelo Campeonato do Mundo de Endurance da FIA, Bamber está ansioso por regressar ao paddock da IMSA.

“Esta é uma era dourada para as corridas de carros desportivos,” disse Bamber. “O nível de competição é incrível e estou entusiasmado por fazer parte disso.”


Notas de Teste: Um Fim de Semana Agitado em Daytona

  • Testes Noturnos: Os carros GTP e LMP2 testaram sob as luzes no sábado à noite, uma sessão crítica para ajustar as configurações para a extenuante Rolex 24 em Daytona.
  • GTD e GTD PRO: As classes GT juntaram-se aos protótipos no sábado e irão ocupar a pista exclusivamente no domingo, continuando os seus preparativos para 2025.


Perspectivas para 2025

Com novas formações audaciosas, tecnologia de ponta e um compromisso em ultrapassar os limites do desporto motorizado, a temporada de 2025 da IMSA promete proporcionar uma emoção sem igual. O teste de pré-temporada em Daytona preparou o terreno para uma competição feroz, deixando claro que cada equipa está ansiosa por deixar a sua marca na próxima campanha.