A forma outrora dominante da Red Bull Racing sofreu uma queda acentuada, deixando a equipa a lutar para recuperar o terreno perdido após ter perdido a liderança do campeonato de construtores para a McLaren. Com apenas seis corridas restantes na temporada de 2024, a equipa mudou o seu foco para a atualização do chassis RB20 numa última tentativa de restaurar a competitividade e, mais importante, reacender a confiança de Max Verstappen ao volante.
O diretor da equipa, Christian Horner, está otimista de que o novo pacote de atualizações, que deverá estrear no Grande Prémio dos Estados Unidos, irá resolver os principais problemas que têm afetado o desempenho da Red Bull. As atualizações surgem enquanto a equipa continua a lutar com um carro que tem sido difícil de equilibrar, particularmente após uma série de resultados dececionantes desde Monza.
“O nosso objetivo é construir sobre o entendimento que desenvolvemos desde Monza,” explicou Horner. “Precisamos que o RB20 esteja bem equilibrado entre os dois eixos para maximizar o desempenho, especialmente dado os desafios impostos pelas secções de alta velocidade e as áreas recondicionadas nas corridas que se aproximam.”
Max Verstappen, que não vê uma vitória desde o início da temporada, tem estado visivelmente frustrado com a inconsistência do carro. Horner está esperançoso de que as próximas atualizações não apenas melhorem os tempos de volta, mas também reconstruam a confiança do holandês, que tem sofrido juntamente com a competitividade em declínio da Red Bull.
“O objetivo é inspirar confiança nos nossos pilotos, particularmente no Max,” acrescentou Horner. “O GP dos EUA é um desafio único com o seu primeiro setor de ritmo rápido e secções recondicionadas complicadas, por isso é crítico que entreguemos um carro que consiga lidar com estas exigências.”
Embora a equipa não tenha divulgado todos os detalhes do pacote de atualizações, relatos sugerem que serão feitas mudanças significativas no chão e na asa da frente do RB20. De acordo com a Racingnews365, a secção frontal do chão será revista para gerir melhor o fluxo de ar turbulento na traseira, enquanto a asa da frente sofrerá modificações para resolver problemas de flexibilidade. Estas alterações surgem após a McLaren ter enfrentado escrutínio sobre a flexibilidade das suas asas dianteira e traseira, a que a Red Bull parece estar a responder com os seus próprios ajustes.
A pressão está a aumentar sobre a Red Bull, uma vez que não só ficou atrás da McLaren na classificação, como também enfrenta uma intensa concorrência da Mercedes, que ameaça empurrá-los ainda mais para baixo na hierarquia. O próximo Grande Prémio dos EUA servirá como um ponto crítico para a equipa provar que as suas atualizações podem inverter a maré da sua segunda metade de temporada pouco brilhante.
A Red Bull também decidiu abdicar de uma decoração especial para a segunda das três corridas americanas, sinalizando que a equipa está exclusivamente focada no desempenho em vez da estética durante este período turbulento. Com o título de construtores a escorregar, o único objetivo da Red Bull agora é recuperar a competitividade e proporcionar a Verstappen um carro digno do seu talento nestas últimas rondas cruciais.
Se as atualizações funcionarem como esperado, a próxima corrida em Austin poderá marcar um ponto de viragem para a Red Bull. No entanto, com uma concorrência feroz e o tempo a esgotar-se, resta saber se estas mudanças serão suficientes para salvar o que tem sido uma temporada inesperadamente difícil para os antigos líderes do campeonato.