A Red Bull Racing está prestes a evoluir em vez de revolucionar a sua abordagem para a temporada de Fórmula 1 de 2025, focando-se em refinar o seu RB20 após uma temporada turbulenta marcada por problemas de equilíbrio. O diretor da equipa, Christian Horner, revelou que a equipa irá priorizar mudanças incrementais no seu carro, uma estratégia impulsionada pela iminente reformulação das regulamentações de 2026 e pelas limitações do teto orçamental da F1.

Após um início dominante na temporada, o domínio da Red Bull na liderança começou a desvanecer-se à medida que os problemas de equilíbrio com o RB20 permitiram que a McLaren avançasse na classificação do campeonato. Apesar disso, Horner rejeitou a ideia de redesigns radicais para 2025, enfatizando a necessidade de uma evolução medida em vez de mudanças drásticas, que “não fariam sentido” tendo em conta a mudança regulatória iminente.

“Neste negócio, estamos sempre a equilibrar e temos de colocar um pé à frente do outro,” explicou Horner. “Não se pode projetar muito longe no futuro. A longo prazo na F1 é cerca de dois meses e meio, e o que aprendemos este ano é relevante para o próximo ano.”

Horner confirmou que grande parte do carro atual da Red Bull será mantida no RB21, à medida que a equipa equilibra a manutenção da competitividade em 2025 com o planeamento para as mudanças sísmicas que 2026 trará. “Com o teto orçamental, a menos que haja uma atualização de desempenho significativa, não faz sentido mudar [muito],” acrescentou.

2026: O Maior Desafio da Red Bull Até Agora

Olhando para 2026, a Red Bull enfrentará um novo desafio ao juntar-se à Ford para desenvolver um motor interno para a próxima geração de regulamentos da Fórmula 1. A colaboração com o gigante automóvel americano sinaliza uma grande mudança para a Red Bull, que pela primeira vez irá produzir tanto chassis como unidades de potência sob o mesmo teto.

Horner reconheceu a magnitude da tarefa, descrevendo o empreendimento como “de longe o nosso maior desafio.” A Red Bull tem expandido agressivamente a sua divisão de Powertrains, recrutando 600 novos funcionários e construindo uma fábrica interna para garantir o desenvolvimento bem-sucedido do seu novo motor.

Embora Horner admita que o processo envolverá “dor a curto prazo,” ele mantém a confiança de que os benefícios a longo prazo de uma integração mais próxima entre as equipas de chassis e de motor superarão as dificuldades iniciais. “Já vimos o benefício de ter engenheiros de chassis e de motor sentados essencialmente lado a lado à medida que começamos a integrar o motor de ‘26 no carro de ‘26,” disse Horner.

Dificuldades no túnel de vento: os problemas de correlação da Red Bull

Um fator chave na recente queda de desempenho da Red Bull tem sido os problemas com o seu túnel de vento envelhecido, que Horner descreveu candidamente como “um relicário da Guerra Fria.” A instalação ultrapassada, que está em uso desde 2005, tem lutado para acompanhar as margens aerodinâmicas finas exigidas sob os regulamentos atuais, expondo falhas nas ferramentas de correlação da Red Bull.

Horner admitiu que as limitações do túnel se tornaram mais evidentes à medida que a Red Bull tem levado a aerodinâmica do RB20 ao limite. “À medida que começámos realmente a explorar a aerodinâmica destes carros agora, as limitações tornam-se evidentes,” disse ele.

Apesar dos desafios, a base do carro de 2026 da Red Bull ainda será testada no túnel de vento de Bedford antes da equipa fazer a transição para uma instalação de última geração que está atualmente em construção. Horner reconheceu que o túnel desatualizado tem sido útil ao longo dos anos, mas admitiu as suas limitações: “Tem sido bom o suficiente para produzir alguns carros fantásticos para nós, mas qualquer coisa abaixo de cinco graus [centígrados] ou acima de 25 graus torna-se bastante instável.”

A Olhar para o Futuro

À medida que a Red Bull navega por um período desafiador, equilibrando o desenvolvimento do RB21 com os preparativos para 2026, a equipa está pronta para uma era de evolução. Com a McLaren a ter atualmente a vantagem, Horner e a sua equipa estão a tentar fechar a lacuna através de melhorias incrementais enquanto preparam o terreno para o que pode ser uma nova era de potência em colaboração com a Ford.

Para a Red Bull, 2025 será sobre refinar o RB21 para o seu máximo potencial enquanto se prepara o palco para uma mudança revolucionária em 2026—uma que pode redefinir o sucesso futuro da equipa na Fórmula 1.