Num período repleto de controvérsia e subdesempenho, a Red Bull Racing finalmente abordou o elefante na sala: por que as repetidas queixas de Max Verstappen sobre os problemas do chassis do RB20 foram ignoradas. O diretor técnico da equipa, Pierre Wache, apresentou insights francos sobre a turbulência interna que desestabilizou a dominância da Red Bull na temporada de Fórmula 1 de 2024.


Uma Temporada de Frustração: Ignorando os Sinais de Alerta

Apesar de Verstappen ter conquistado o seu quarto campeonato de pilotos, a Red Bull não conseguiu assegurar o título de construtores, caindo para o ressurgente MCL38 da McLaren. Enquanto Verstappen levantava alarmes internamente sobre os problemas de equilíbrio do RB20, os engenheiros da equipa mostraram-se relutantes em fazer mudanças significativas, acreditando que a velocidade do carro poderia compensar as suas falhas.

“Nós vimos [os problemas de equilíbrio], mas o carro era rápido, e não queríamos mudá-lo drasticamente,” admitiu Wache. “Quando voltámos à Europa e fomos mais desafiados pela McLaren, ficou claro que este era um dos nossos maiores problemas.”

Esta decisão de priorizar a velocidade bruta em detrimento do equilíbrio teve consequências desastrosas. Verstappen, sentindo-se ignorado, escalou as suas preocupações dentro da equipa, mas as mudanças chegaram tarde demais. Os campeões em título caíram para o terceiro lugar na classificação de construtores, a sua pior classificação em anos.


A Frustração de Verstappen Transborda

Wache revelou que Verstappen tinha vindo a expressar as suas frustrações durante meses, alertando que os problemas de equilíbrio do RB20 o estavam a travar. “Max estava a gritar internamente que o equilíbrio estava a causar problemas,” disse Wache. “Mas ninguém parecia realmente fazer nada porque o carro ainda era rápido.”

O ponto de ruptura ocorreu após o Grande Prémio da Hungria, onde as esperanças de Verstappen de subir ao pódio foram arruinadas após uma colisão com Lewis Hamilton. Verstappen terminou um dececionante P5, e o ritmo do carro foi descrito como “mediocre, no melhor dos casos.” Frustrado, Verstappen exigiu uma reunião de emergência com a equipa de engenharia da Red Bull.

“Era claro que algo tinha de mudar,” notou Wache. Embora algumas melhorias tenham sido feitas, os problemas de equilíbrio do RB20 persistiram, limitando o desempenho do carro a uma janela operacional estreita. Os resultados de fim de semana da Red Bull tornaram-se extremamente inconsistentes, e não conseguiram apresentar um desafio sustentado à McLaren.


Um Acerto de Contas na Red Bull

As dificuldades da Red Bull em 2024 foram agravadas por uma significativa reestruturação de pessoal. Wache reconheceu a tarefa assustadora de reconstruir a equipa enquanto se preparava para a temporada de 2025:

“Temos uma tarefa montanhosa pela frente. Com mudanças na equipe e um novo piloto a entrar na sua primeira temporada completa, as apostas não poderiam ser mais altas. Precisamos garantir que o carro seja rápido e equilibrado.”

A equipa está agora focada em redimir-se naquilo que será a última temporada da era do efeito solo. Os engenheiros da Red Bull estão, alegadamente, a deixar nenhuma pedra por virar para garantir que o seu próximo carro resolva as falhas do RB20.


Olhando para a Frente: Pode a Red Bull Recuperar a Sua Vantagem?

À medida que a Red Bull entra na temporada de 2025, todos os olhos estão na capacidade da equipa de recuperar de um ano turbulento. A disposição de Verstappen para falar sobre questões internas destaca o seu compromisso com a excelência, mas a questão permanece: a Red Bull ouvirá desta vez?

Uma coisa é certa: o gigante das bebidas energéticas não pode permitir-se outra temporada em que a discórdia interna e os erros técnicos minem as suas ambições de campeonato.