O lendário engenheiro da F1 Adrian Newey revelou que continuará envolvido no ambicioso projeto do hipercarro RB17 da Red Bull, mesmo após deixar a equipa para a Aston Martin no início de 2025. Conhecido por revolucionar o design da Fórmula 1 e garantir múltiplos campeonatos com a Red Bull, Newey está agora prestes a fazer a transição para um novo papel como Parceiro Técnico Gestor na Aston Martin. Apesar desta mudança, Newey continua profundamente investido no projeto do hipercarro RB17, que é a primeira incursão interna da Red Bull no mundo automotivo para além da pista de corrida.

Em uma entrevista franca no High Performance Podcast, Newey partilhou a sua paixão pelo RB17 e explicou como, mesmo após se afastar da equipa de Fórmula 1 da Red Bull, tem estado totalmente comprometido com o projeto do hipercarro.

“Estou fora da equipa de Fórmula 1 realmente desde depois de Suzuka, mas ainda tenho trabalhado arduamente no carro de pista RB17,” disse Newey. “É um projeto secundário, um projeto de paixão, na verdade, que eu tenho desfrutado imenso porque é algo um pouco diferente da Fórmula 1.”

Apesar da sua saída das operações de F1 da Red Bull, Newey pretende continuar a guiar o desenvolvimento do hipercarro à distância. Ele também planeia manter-se envolvido quando o RB17 começar os testes em pista no próximo verão, embora a sua participação seja mais distante uma vez que se junte oficialmente à Aston Martin.

O RB17, projetado para ultrapassar os limites do desempenho automotivo, foi apresentado pela primeira vez durante o Festival de Velocidade de Goodwood de 2024. É um projeto inovador para a Red Bull, e a experiência de Newey tem sido central para a sua evolução.

Newey admitiu que parte da sua decisão de deixar a Red Bull resultava de uma sensação de estagnação no seu papel na F1. Após mais de uma década de domínio, incluindo sete Campeonatos de Pilotos e seis títulos de Construtores, Newey sentiu que era tempo de um novo desafio.

“Começas a sentir como se estivesses a passar por um processo mecânico,” explicou Newey. “Não estava a acordar no meio da noite com novas ideias para o carro de F1, mas estava a fazê-lo com o RB17. Foi nesse momento que soube que precisava de um novo desafio.”

A sua decisão de avançar a partir da Red Bull é tanto sobre crescimento pessoal como sobre desenvolvimento da equipa. Newey acredita que a equipa de engenharia da Red Bull atingiu um nível de maturidade que lhes permitirá continuar a prosperar sem ele.

“A equipa atingiu um bom nível de maturidade,” disse Newey. “Eu fiz a minha parte. Acho que os rapazes sentiram que talvez precisassem mostrar que podiam fazê-lo por conta própria, então pensei, ‘Ok, vamos dar-lhes a oportunidade e dar-me um novo desafio.’”

A mudança de Newey para a Aston Martin é esperada para trazer uma nova onda de inovação para a equipa de Lawrence Stroll. Embora o seu novo papel lhe dê maiores responsabilidades de liderança e lhe permita moldar o futuro da Aston Martin, o seu coração ainda bate pelo RB17—um projeto que simboliza o seu amor pela engenharia e inovação.

À medida que Newey transita para a Aston Martin, deixa para trás um legado indelével na Red Bull. O seu trabalho contínuo no RB17 sinaliza que, mesmo enquanto muda de marcha, a sua vontade de ultrapassar os limites do desempenho automóvel permanece inabalável.