O fim de semana do Grande Prémio do México começou com um estrondo, quando o Williams de Alex Albon colidiu com o substituto da Ferrari, Ollie Bearman, num incidente bizarro que parou a FP1. Apenas 20 minutos após o início da sessão, enquanto Bearman tentava deixar Albon passar no setor médio em curva, Albon perdeu o controlo da parte traseira, fazendo com que o seu Williams colidisse com a Ferrari. A colisão causou danos severos a ambos os carros, forçando os dois pilotos a abandonarem a sessão de imediato.
Com as bandeiras vermelhas a agitar, Albon foi rápido a culpar Bearman pelo rádio, enquanto o novato Bearman, que estava a substituir a Ferrari, desabafou a sua frustração, declarando: “Ele bateu em mim… Estou fora! Não sei o que mais poderia ter feito.” Os comissários anunciaram uma investigação pós-sessão, analisando as ações de ambos os pilotos e também revendo um incidente envolvendo o outro substituto da Ferrari, Robert Shwartzman, que está sob investigação por alegadamente ter ultrapassado sob bandeiras amarelas.
A colisão marca um início infeliz para a corrida de FP1 de Bearman com a Ferrari, especialmente porque o jovem piloto britânico está prestes a juntar-se à Haas para a temporada de 2025. O incidente ecoa a sua primeira aparição em FP1 com a Haas na mesma pista no ano passado, embora em circunstâncias muito menos dramáticas.
À medida que o FP1 foi retomado com 25 minutos restantes no relógio, a especulação explodiu em torno da aparente perda de controlo de Albon. Alguns culparam o “ar sujo” do Ferrari de Bearman, enquanto outros notaram que Albon parecia ter perdido a traseira do seu carro após atingir o meio-fio interior. Com o Williams instável, a tentativa de Albon de recuperar o controlo levou-o diretamente a Bearman, cuja presença pode ter intensificado o erro de Albon.
O momento não poderia ser pior para Albon, que tem enfrentado uma pressão crescente do seu novo colega de equipa na Williams, Franco Colapinto. Este fim de semana, Albon está até a usar o setup de Colapinto para resolver problemas de equilíbrio que o atormentaram na semana passada em Austin, onde teve dificuldades com o bloqueio da traseira. Esta sessão de alta pressão era crucial para Albon, tornando a colisão um retrocesso significativo.
O drama não parou por aí; apenas cinco minutos após o início do FP1, outra bandeira vermelha foi agitada quando detritos cobriram a linha de corrida na Curva 1. O substituto da Mercedes, Kimi Antonelli, passou por cima, causando uma breve interrupção enquanto a pista era limpa, embora Antonelli tenha conseguido continuar após a interrupção.
Com estes incidentes iniciais a marcarem um início caótico para o GP do México, as apostas estão mais altas do que nunca enquanto as equipas tentam recuperar o tempo perdido e avaliar o desempenho dos carros. À medida que a poeira assenta sobre o FP1, todos os olhos estão agora nos comissários para ver se penalizações ou advertências afetarão Albon, Bearman ou Shwartzman nas sessões restantes do fim de semana.