Andrea Stella, a figura experiente que agora lidera a McLaren, elevou a equipa de volta à proeminência na Fórmula 1 em menos de dois anos. Antes da sua transição para a McLaren, Stella passou 15 anos na Scuderia Ferrari, contribuindo para a lendária equipa em vários papéis de engenharia, trabalhando ao lado de pilotos como Michael Schumacher e Kimi Räikkönen. A sua mudança da Ferrari para a McLaren em 2021, sucedendo Andreas Seidl, foi vista como um passo audacioso na sua carreira.

Num recente vodcast, Stella falou sobre como Enzo Ferrari, o icónico fundador da Scuderia Ferrari, poderia ter reagido à sua saída de Maranello para se juntar à McLaren. A carreira de Stella na Ferrari tinha sido profundamente influente, e a mudança para a McLaren representava um novo desafio de liderança. Embora Stella estivesse entusiasmado com a oportunidade, reconheceu que uma mudança de carreira tão significativa poderia ter suscitado emoções mistas no seio da Ferrari.

Refletindo sobre a sua conversa hipotética com Enzo Ferrari, Stella sugeriu que a figura lendária provavelmente teria sentido tanto orgulho como desilusão pela sua partida.

“Após 15 anos na Ferrari, acho que a sua primeira reação provavelmente seria desilusão. Ele diria: ‘O que é que ele está a fazer ali?’ Por outro lado, eu penso—e espero—que, em segundo lugar, ele estaria um pouco orgulhoso por alguém que cresceu na Ferrari ter aprendido o que eu aprendi e ter conseguido contribuir para o crescimento de outra equipa.”

Stella, que vê a Ferrari como uma “escola” excecional que moldou o seu conhecimento sobre corridas e dinâmicas de equipa, acredita que Enzo Ferrari entenderia o impacto mais amplo das lições aprendidas em Maranello, mesmo que estas fossem aplicadas numa equipa rival. Embora a mudança possa ter ferido os puristas da Ferrari, é claro que a formação de Stella na Ferrari o equipou com as habilidades necessárias para ter sucesso na McLaren.

“Acho que ele se sentiria orgulhoso por a Ferrari ser uma escola tão grande que ele pode depois ir para outro lado e fazer uma contribuição. Acho que ele estaria dividido entre essas duas emoções,” acrescentou Stella, reconhecendo a mistura de orgulho e desilusão que a Ferrari poderia sentir.

Sob a orientação de Stella, a McLaren alcançou um ressurgimento impressionante. A equipa, que não liderava o Campeonato de Construtores desde 1998, encontra-se agora no topo da classificação com apenas seis corridas restantes na temporada de 2024. O momento decisivo ocorreu quando Lando Norris garantiu a vitória no Grande Prémio de Miami, impulsionando a McLaren para a luta pelo título ao lado da Red Bull.

Com desempenhos destacados de Norris e Oscar Piastri, a McLaren tornou-se a equipa mais rápida na grelha, uma realidade que até surpreendeu o próprio Stella.

“Há doze meses, nunca teria pensado que estaria a falar sobre lutar por títulos. Mas este é o resultado do trabalho de uma grande equipa.”

No entanto, apesar da sua liderança atual no Campeonato de Construtores, a McLaren continua numa feroz batalha, com a Red Bull a apenas 41 pontos de distância. Com uma pausa de um mês antes da próxima corrida em Austin, as equipas têm tempo para desenvolver ainda mais os seus carros, criando uma potencial incerteza para as corridas finais da temporada.

Para Andrea Stella, a transição da Ferrari para a McLaren tem sido transformadora, e embora tenha deixado Maranello para trás, o seu tempo na Ferrari continua a influenciar o seu trabalho. O seu sucesso na McLaren é um testemunho do conhecimento sobre corridas e das habilidades de liderança que aperfeiçoou durante os seus anos na Ferrari—habilidades que agora estão a levar a McLaren de volta ao primeiro plano da Fórmula 1.