A Aprilia renova a sua RS 660 para 2025. Esta é a desportiva de média cilindrada do construtor de Noale, que tem também uma versão Factory com equipamento premium.
O motor de dois cilindros tem 660 centímetros cúbicos, debitando 105 cv de potência – exceto na versão limitada a 35 kW, apta para condutores com carta de condução A2. Este aumento de potência foi possível graças ao maior diâmetro dos corpos de acelerador. O motor cumpre as normas de emissões Euro 5+. A caixa é de seis velocidades.
A carenagem foi redesenhada por completo, com formas modernas e dinâmicas, mantendo as dimensões compactas. Tem mais elementos aerodinâmicos, incorporando conceitos derivados do MotoGP, como a grande asa abaixo do para-brisas com dois apêndices aerodinâmicos mais pequenos que melhoram a penetração do fluxo de ar e a estabilidade a velocidades altas. A carenagem lateral, que mantém o conceito de duas camadas, integra um apêndice aerodinâmico.
Ao nível de eletrónica, a RS 660 inclui ride-by-wire e o pacote de controlo Aprilia Performance Ride Control, concebido para as competições de topo. Este inclui controlo de arranque, controlo de tração ajustável e possível de desativar, controlo de wheelie, controlo de velocidade de cruzeiro, quick-shifter bi-direcional, controlo ajustável do travão motor e múltiplos mapas de motor. A estes junta-se o Cornering ABS.
O travão dianteiro tem dois discos e pinças radiais Brembo de quatro êmbolos, ao passo que atrás há um disco e pinça Brembo de dois êmbolos. Ambas as jantes medem 17 polegadas, sendo fabricadas em alumínio.
Aprilia RS 660 e 660 Factory divergem nas suspensões
As suspensões marcam uma grande diferença entre a RS 660 e a versão Factory. Na versão de entrada, há uma forquilha dianteira Kayaba ajustável em pré-carga e ressalto, com monoamortecedor ajustável em pré-carga e ressalto atrás acoplado a um braço oscilante assimétrico em alumínio.
Quanto à variante Factory, dispõe de forquilha Öhlins NIX 30 com ajuste em pré-carga, compressão e ressalto, e amortecedor Öhlins STX 46 ajustável em pré-carga, compressão e ressalto atrás.
Ambas as motos estão disponíveis em amarelo Venom Yellow e em azul Blue Marlin. A RS 660 Factory tem um assento em dois tons, com preto nas laterais e vermelho na secção superior, sendo até possível substituir o assento para o passageiro por uma secção de cauda passando a transportar só o condutor. Com isto e a aerodinâmica mais eficiente, a moto pode atingir 240 km/h de velocidade. Está ainda disponível um escape SC-Project homologado.