Sergio Perez teve um fim de semana difícil no Grande Prémio de Singapura, terminando numa desanimadora 10ª posição, enquanto o colega de equipa Max Verstappen garantiu o segundo lugar. O diretor da equipa Red Bull, Christian Horner, enfatizou a necessidade de ambos os pilotos darem o seu melhor, uma vez que as dificuldades contínuas de Perez colocaram a equipa em desvantagem na luta pelo Campeonato de Construtores contra a McLaren.

Um Fim de Semana Frustrante para Perez

Após uma forte exibição no Azerbaijão, onde Perez superou Verstappen e parecia estar a caminho de um lugar no pódio antes de um acidente tardio com Carlos Sainz, o piloto mexicano não conseguiu manter esse ímpeto nas ruas de Singapura. Perez foi eliminado na Q2 e começou a corrida a partir de uma posição pouco habitual, conseguindo apenas um 10º lugar, apesar de ter ganho três posições na volta de abertura.

Durante a corrida, Perez encontrou-se preso atrás de carros mais lentos, incluindo o novato da Williams, Franco Colapinto, e o piloto da Haas, Nico Hulkenberg. A sua incapacidade de ultrapassar estes rivais aumentou a sua frustração, uma vez que perdeu uma posição para Sainz durante a fase de paragem nas boxes e não conseguiu recuperar.

“Checo, ele ficou preso atrás de Hulkenberg durante basicamente 30 voltas,” explicou Horner. “Ele qualificou-se fora de posição e, depois, teve realmente dificuldades para ultrapassar. Ele estava a ter algumas dificuldades com a tração nas áreas onde se quer a tração na saída da Curva 3 e na reta de trás.”

A Luta pelo Campeonato da Red Bull em Perigo

Enquanto o segundo lugar de Verstappen ajudou a limitar os danos, o domínio da Red Bull no Campeonato de Construtores está a escorregar, à medida que a McLaren continua a reduzir a diferença. Com Lando Norris e Oscar Piastri a terminarem ambos no pódio, a McLaren posicionou-se como um sério concorrente, aumentando a sua vantagem sobre a Red Bull para 41 pontos.

Horner sublinhou a importância de ter ambos os pilotos a contribuir significativamente, apontando que a consistência da McLaren com pódios duplos está a fazer uma diferença crucial. “Precisamos de ter dois pilotos a funcionar a todo o vapor,” disse Horner. “Precisamos de juntar alguns fins de semana em que se possa ver que a McLaren está a colocar dois pilotos no pódio. São esses grandes pontos que realmente fazem a diferença.”

Perez Pede uma Estratégia Mais Agressiva

Perez reconheceu a sua performance dececionante, mas também sugeriu que a Red Bull poderia ter sido mais agressiva com a sua estratégia. Apontou para a abordagem tática da Ferrari com Sainz, que conseguiu ultrapassar vários concorrentes com um undercut, como uma oportunidade que a Red Bull perdeu.

“De certa forma, sim,” disse Perez quando questionado se estava dececionado por não ter feito mais progressos. “Acho que também a estratégia, olhando para isso, quando se vê onde Carlos terminou, provavelmente perdemos uma oportunidade de fazer mais progressos e de undercut mais pessoas. Mas assim que passámos a ter pneus com uma idade semelhante atrás do Nico, foi praticamente isso.”

Olhando para a Frente: O Caminho da Red Bull para a Recuperação

Com seis corridas restantes, a Red Bull enfrenta um período crucial onde cada ponto conta no Campeonato de Construtores. Enquanto Verstappen se mantém firmemente no topo da classificação dos Pilotos, as performances inconsistentes de Perez têm dificultado a competitividade geral da equipa.

Para a Red Bull, o foco estará em ajudar Perez a encontrar a direção certa e a alcançar os resultados que lhe têm escapado nas corridas recentes. A mensagem de Horner é clara: ambos os pilotos devem dar o seu melhor se a equipa quiser afastar o ataque da McLaren e recuperar a liderança do campeonato.

À medida que a Red Bull se prepara para as corridas restantes, a pressão recai sobre Perez para melhorar e fornecer o apoio que Verstappen precisa para garantir ambos os títulos. Como Perez e a equipa respondem aos desafios que se avizinham será crítico para determinar o destino da Red Bull na batalha pelo campeonato deste ano.