O Grande Prémio dos Estados Unidos desencadeou uma tempestade de críticas e debates entre os pilotos da F1, uma vez que a recente onda de penalizações na famosa Curva 12 de COTA revelou falhas na aplicação das regras de corrida. Com múltiplos pilotos penalizados por incidentes tanto nas linhas interiores como exteriores, muitos—incluindo Lando Norris e George Russell—estão a pedir mais consistência na arbitragem e uma reavaliação das diretrizes de corrida.

Norris, que recebeu uma penalização de cinco segundos por ultrapassar Max Verstappen fora da pista, expressou frustração em relação ao que considerou uma decisão injusta. “Ainda discordo,” afirmou Norris. “Estava uma longa distância à frente, mantendo a minha posição, e o Max entrou demasiado forte. É algo que tenho a certeza que iremos discutir.” Os sentimentos do piloto da McLaren foram ecoados por fãs e outros pilotos que sentiram que as regras estavam a ser aplicadas de forma inconsistente, especialmente após um incidente semelhante envolvendo Russell e Valtteri Bottas que resultou numa penalização para Russell, apesar de ele ter permanecido dentro dos limites da pista.

Russell, no entanto, argumentou que o problema vai além dos comissários e reside nas configurações da pista que permitem aos pilotos alargarem a trajetória sem consequências. “Precisamos de abordar a causa raiz,” afirmou Russell, apontando para a solução de área de gravilha na Áustria como um efetivo dissuasor. “Se houvesse gravilha, nem Lando nem Max teriam saído.”

Verstappen, conhecido pelo seu estilo de condução agressivo, teve uma visão equilibrada, reconhecendo que as regras da F1 podem estar sobre-reguladas, mas também compreendendo a necessidade de limites. “Estão a tentar especificar tudo, o que às vezes vai longe demais,” comentou Verstappen. “Mas sem regras suficientes, acabaríamos com os mesmos argumentos novamente.”

Carlos Sainz expressou a sua própria confusão após as penalizações em Austin, dizendo que a inconsistência deixa os pilotos incertos sobre quais manobras irão resultar em penalizações. “Após Austin, precisamos rever os incidentes juntos e entender o que os comissários estão à procura,” disse ele, sugerindo que um feedback mais claro por parte dos oficiais poderia ajudar os pilotos a tomarem melhores decisões na pista.

Entretanto, Valtteri Bottas defendeu as diretrizes atuais, notando que são geralmente claras, embora surjam inconsistências com os comissários rotativos. “É bastante claro,” disse Bottas. “Alguns pilotos simplesmente ultrapassam os limites e quase fazem piada. As regras estão lá, mas diferentes comissários interpretam-nas de maneira diferente, o que cria problemas.”

À medida que a F1 se dirige para o GP da Cidade do México, a tensão em torno dos padrões de corrida continua a crescer. Enquanto pilotos e equipas pedem uma abordagem unificada para penalizações e configurações de pista, a FIA enfrenta uma pressão crescente para fornecer a consistência e clareza que a elite da F1 exige. A pressão por mudanças pode trazer um novo escrutínio tanto às diretrizes do esporte quanto à forma como os comissários as aplicam ao longo da temporada.