A lista de entradas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2025 (WEC) está finalmente aqui, apresentando uma grelha equilibrada de 36 carros, dividida uniformemente entre 18 Hypercars e 18 máquinas LMGT3. Apesar de um aumento no limite para 40 carros, o grupo mantém-se consistente em relação à temporada passada devido a notáveis desistências e reorganizações. A temporada arranca a 28 de Fevereiro com o Qatar 1812km, marcando o regresso da elite das corridas de endurance.


Hypercar: Oito Fabricantes Lideram a Carga

A categoria Hypercar está repleta de fabricantes poderosos, todos a cumprir a nova regra dos dois carros para equipas de fábrica. Os destaques incluem:

  • Aston Martin THOR Team estreia o muito aguardado Valkyrie AMR-LMH, alimentado por um feroz motor V12 naturalmente aspirado. Os fãs podem aguardar ansiosamente a sua estreia estrondosa no Qatar.
  • Cadillac Hertz Team JOTA faz a transição de Porsche para Cadillac com os seus V-Series.Rs, liderados pelos pilotos Alex Lynn e Earl Bamber nos carros nº 12 e nº 38. Esta mudança segue-se a uma separação entre a GM e a Chip Ganassi Racing.
  • Toyota GAZOO Racing, Porsche Penske Motorsport, Ferrari AF Corse, Peugeot TotalEnergies, BMW Team WRT e Alpine Endurance Team continuam a ser fortes concorrentes, garantindo uma luta competitiva pela supremacia.

Redução de Inscrições de Privados

Apenas duas equipas privadas permanecem na Hypercar:

  • Proton Competition com o seu No. 99 Porsche 963.
  • AF Corse a competir com um No. 83 Ferrari 499P.

Estas inscrições destacam a crescente dominância das operações apoiadas por fábricas na categoria mais alta das corridas de resistência.


LMGT3: Mudanças no Meio do Pelotão

A classe LMGT3 vê pequenas mudanças, mas mantém a sua grelha de 18 carros pelo segundo ano consecutivo. A lista inclui oito fabricantes que regressam e uma adição significativa:

  • Mercedes-AMG junta-se à competição, substituindo a Lamborghini após a equipa Iron Lynx ter mudado para a marca alemã.
  • Iron Dames também faz a transição de Lamborghini para Porsche, associando-se à Manthey 1st Phorm para a temporada de 2025.
  • Aston Martin vê uma mudança de equipa, com o Racing Spirit of Léman a entrar no lugar da D’Station Racing, competindo ao lado do Heart of Racing.

Fabricantes que regressam, como Porsche, BMW, Ferrari, Lexus, Corvette, McLaren e Ford, serão representados por equipas estáveis e experientes, incluindo:

  • WRT (BMW)
  • Vista AF Corse (Ferrari)
  • AKKODIS ASP (Lexus)
  • TF Sport (Corvette)
  • United Autosports (McLaren)
  • Proton Competition (Ford)


Grandes Saídas e Oportunidades Perdidas

O campo reflete ausências notáveis:

  • A retirada da Lamborghini termina o programa SC63 após apenas uma temporada.
  • Pure Rxcing, os campeões defensores de 2024, também se afastam, sinalizando potenciais desafios para a estabilidade na categoria GT3.


O que está em jogo para 2025?

A grelha renovada promete uma competição intensa à medida que os fabricantes intensificam os esforços apoiados pelas fábricas. A estreia do Aston Martin Valkyrie AMR-LMH e a presença expandida da Cadillac sinalizam um novo capítulo emocionante no Hypercar, enquanto o LMGT3 mantém a sua diversidade e profundidade competitiva.

Com a abertura da temporada no Qatar a aproximar-se rapidamente, todos os olhos estão na grelha do WEC enquanto as equipas finalizam os preparativos para o que promete ser mais um ano de sucesso nas corridas de resistência.