Charles Leclerc da Ferrari pode enfrentar repercussões da FIA após ter soltado um palavrão na conferência de imprensa pós-corrida do Grande Prémio do México. Leclerc, refletindo sobre um sobreviragem na última curva que lhe custou o segundo lugar, disse inadvertidamente: “Tive uma sobreviragem e depois, quando me recuperei dessa sobreviragem, tive uma sobreviragem do outro lado e então pensei, ‘f**k’. Oh, desculpem! Oh, não, oh não! Não quero juntar-me ao Max!”

A gaffe apanhou Leclerc de surpresa, e o seu colega de equipa na Ferrari, Carlos Sainz, respondeu de forma descontraída, perguntando: “Tens a tua carteira aqui?” numa referência brincalhona a possíveis multas. Leclerc então abordou o Delegado de Imprensa da FIA, pedindo desculpas e reconhecendo o seu erro. No entanto, de acordo com o protocolo, o Delegado de Imprensa reportou o incidente aos comissários.

A FIA tem recentemente apertado o cerco às ofensas verbais dos pilotos, referindo-se ao Artigo 12.2.1k do Código Desportivo Internacional, que proíbe “quaisquer palavras, atos ou escritos que tenham causado dano moral ou perda à FIA… ou aos interesses do automobilismo.” Max Verstappen da Red Bull foi penalizado sob este código após ter proferido um palavrão antes do GP de Singapura, resultando numa imposição de um dia de serviço comunitário.

A FIA agora decidirá se a gaffe de Leclerc justifica uma penalização semelhante ou se o seu pedido de desculpas imediato poderá resultar em clemência. O caso de Leclerc surge numa altura em que a FIA mantém uma postura rigorosa sobre a conduta pública, em linha com os seus valores, uma postura que anteriormente convocou os chefes da Ferrari e da Mercedes, Fred Vasseur e Toto Wolff, devido a comentários críticos sobre preocupações de segurança no Grande Prémio de Las Vegas.

Este último escrutínio destaca o compromisso da FIA em manter a conduta profissional e promover a comunicação respeitosa no desporto motorizado, enquanto os pilotos e as equipas navegam na supervisão intensificada.