Charles Leclerc criticou o design da asa traseira da McLaren como “controverso” depois de o piloto monegasco não ter conseguido resistir a Oscar Piastri da McLaren no Grande Prémio do Azerbaijão. Apesar de um início dominante que viu Leclerc construir uma vantagem confortável de seis segundos desde a pole, as suas esperanças de vitória desmoronaram quando a estratégia de undercut da McLaren e a vantagem de velocidade máxima inverteram a situação.

A derrota de Leclerc ocorreu na volta 20, quando Piastri executou uma manobra ousada na Curva 1, apanhando o piloto da Ferrari de surpresa. Leclerc admitiu que não cobriu a linha interior, acreditando que poderia recuperar facilmente a posição. No entanto, a velocidade em linha reta da McLaren, ajudada pela sua asa traseira “mini DRS”, provou ser demasiado para Leclerc lidar.

“Eu sabia que ele estava lá, mas não pensei que seria tão difícil recuperar o lugar,” confessou Leclerc. “A sua velocidade em linha reta apanhou-nos de surpresa, e uma vez que ele passou, não havia nada que eu pudesse fazer.”

A luta da estrela da Ferrari para retomar a liderança destacou a controversa asa traseira da McLaren, que tem sido alvo de intensa escrutínio pela sua suspeita capacidade de flexionar a altas velocidades, reduzindo a resistência e aumentando o desempenho em linha reta. Denominado “mini DRS”, o design gerou indignação entre os rivais, incluindo Leclerc e a sua equipa da Ferrari.

Leclerc foi franco sobre o impacto da tecnologia controversa da McLaren. “Poderia ter defendido melhor, mas honestamente, não sabia que a sua velocidade em linha reta era tão forte,” admitiu. “Tentei fazer as minhas manobras, mas eles simplesmente tinham a vantagem.”

O controverso design do asa traseira levou a FIA a rever o desempenho da McLaren em Baku, com foco em saber se os elementos flexíveis cumprem as regulamentações. Embora a McLaren insista que a sua asa traseira passa todos os testes de carga estática atuais, outras equipas, incluindo a Ferrari, estão a exigir clareza sobre os limites legais dos componentes aerodinâmicos flexíveis.

Leclerc insinuou que a Ferrari já se envolveu em discussões internas sobre a asa traseira da McLaren, mas deixou qualquer posição oficial para o chefe de equipa Frederic Vasseur. “É definitivamente um tópico sobre o qual já falámos,” disse Leclerc. “O Fred provavelmente terá mais a dizer, mas pelo que ouvi, é controverso, para dizer o mínimo.”

Com o design da asa traseira da McLaren agora sob escrutínio, todos os olhos estarão na próxima jogada da FIA antes do Grande Prémio de Singapura. À medida que a batalha pelo Campeonato de Construtores se intensifica, o resultado desta investigação poderá ter implicações significativas para o restante da temporada.